Como contrato nem sempre é garantia de presença no grid, não seria de todo estranho se houver, na realidade, mais do que sete vagas abertas

Por Américo Teixeira Junior

Após a decisão da Haas em dispensar os serviços de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, 1/3 do grid ainda não está definido para a temporada 2021 da Fórmula 1. Conheça as vagas preenchidas e abertas em cada equipe, de acordo com o cenário atual:

Mercedes-AMG F1 Team (Vagas Preenchidas)

A eficiente dupla da Mercedes continuará a mesma em pela quinta temporada consecutiva – Foto LAT Images/Mercedes (Spa, Bélgca, 30.08.2020

Lewis Hamilton – Principal piloto da atualidade, o inglês de 35 anos ainda não teve confirmada a renovação, mas é apenas questão de tempo;

Valtteri Bottas – Contrato renovado para 2021 permitirá ao finlandês de 31 anos o quinto campeonato pelo time alemão.

Scuderia Ferrari (Vagas Preenchidas)

Sebastian Vettel está deixando a Ferrari depois de seis temporadas – Foto @Scuderia Ferrari Press Office (Nuerburg, Alemanha, 10.10.2020)

Charles Leclerc – Nascido em Mônaco, o piloto de 23 anos teve seu contrato estendido até 2024;

Carlos Sainz Jr. – Espanhol de 26 anos deixa a McLaren para ocupar o lugar que era de Sebastian Vettel.

Red Bull Racing (Uma Vaga Preenchida)

Enquanto Alexander Albon (23) é dúvida na Red Bull Racing, Max Verstappen (33) é a maior das certezas – Foto Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool (Sochi, Rússia, 26.09.2020)

Max Verstappen – No início deste ano, o holandês de 23 anos teve seu contrato estendido até 2023;

A definir Alex Albon é o atual titular mas, com atuação errática, o anglo-tailandês de 24 anos não é aposta certeira para o segundo carro da Red Bull em 2021. Estariam cotados Pierre Gasly e Sergio Pérez.

McLaren F1 Team (Vagas Preenchidas)

Carlos Sainz (55) e Lando Norris (4) formam uma duplas bem entrosada, mas com data marcada para se desfazer – Foto McLaren Media Centre (Spielberg, Áustria, 10.07.2020)

Lando Norris Caçula da atual temporada, com 20 anos, o piloto inglês está confirmado para o terceiro ano consecutivo na McLaren;

Daniel Riccardo O australiano de 31 anos foi anunciado em maio como novo piloto da McLaren. Vai para o lugar que Sainz deixará vago ao término do Mundial 2020.

Renault DP World F1 Team (Vagas Preenchidas)

Esteban Ocon (31) dará as boas-vindas a Fernando Alonso, que voltará em 2021 para o lugar de Daniel Ricciardo (3). Foto Renault F1 Media (Spa-Francorchamps, Bélgica, 28.08.2020)

Esteban Ocon Às vésperas de completar 24 anos no dia 17, o francês está confirmado para 2021;

Fernando Alonso Aos 39 anos, o bicampeão mundial cumprirá, a partir do próximo ano, a terceira jornada na Renault.

Scuderia AlphaTauri (Duas Vagas Abertas)

Pierre Gasly (10) está em alta, o que não é propriamente o caso de Daniil Kvyat (26) – Foto Joe Portlock/Getty Images/Red Bull Content Pool (Nuerburg, Alemanha, 11.10.2020)

A definir Os atuais titulares, o francês Pierre Gasly (24) e o russo Daniil Kvyat (26), ainda estão sem assentos anunciados para 2021. O vencedor do Grande Prêmio da Itália é presença certa no grid, restando saber se permanecerá na AlphaTauri e se voltará para a Red Bull. Já o genro de Nelson Piquet não tem a mesma segurança, visto a possibilidade de o japonês da Fórmula 2 Yuki Tsunoda (20) ser promovido, sob os auspícios da Honda.

Aston Martin Racing (Vagas Preenchidas)

Lance Stroll (18) terá Sebastian Vettel como companheiro de equipe, no lugar de Sergio Pérez (11), que teve contrato rompido – Foto FIA Pool/LAT Images (Montmeló, Catalunya, 16.08.2020)

Lance Stroll Confirmado por razões óbvias;

Sebastian Vettel Confirmado para o lugar de Sergio Pérez.

Alfa Romeo Racing (Duas Vagas Abertas)

Kimi Raikkonen (7) e Antonio Giovinazzi (99) dificilmente serão companheiros de equipe em 2021 – Foto Reprodução site da equipe (Budapest, Hungria, 19.07.2020)

A definir O contrato do campeão mundial Kimi Raikkonen termina este ano e terá 41 anos quando o campeonato terminar, em Abu Dhabi. Como o verbo “aposentar” tem aparecido com certa frequência na mesma frase com o finlandês, é uma opção que não pode ser ignorada. Antonio Giovinazzi, que completará 27 anos em 14 de dezembro, tem a carreira atrelada à Ferrari, mas vê crescer o nome de outro piloto, que também apoiado pelo time italiano: Mick Schumacher (21). Nessa hipótese, a renovação de novo contrato com Raikkonen seria estratégica, transformando-se numa espécie de tutor de Mick.

Haas F1 Team (Duas Vagas Abertas)

Kevin Magnussen (20) e Romain Grosjean (8) cederão as respectivas vagas na Haas para a geração 21 – Foto Andy Hone/LAT Images (Spa-Francorchamps, Bélgica, 30.08.2020)

O francês Romain Grosjean (34) e o dinamarquês Kevin Magnussen (28) não estarão na equipe em 2021. O anúncio foi feito em 22 de outubro pela equipe. Os substitutos não foram revelados. Entende-se, porém, que são grandes as chance do russo Nikita Mazepin (21) e de alguém ligado à Ferrari, com destaque para Schumacher, o inglês Callum Ilott (21) e o russo Robert Shwartzman (21).

Williams Racing (Vagas Preenchidas)

Não ficou claro se Nicholas Latifi (6) e George Russell (63) serão mantidos na Williams – Foto LAT Images/Williams F1 (Sochi, Rússia, 27.09.2020)

Antes da venda para o Dorilton Capital, a equipe então chefiada por Claire Williams já havia confirmado os pilotos George Russell (22) e Nicholas Latifi (25) para 2021. Não está clara a atitude da nova direção sobre isso. O inglês é cota da Mercedes no assento do WF. Já o canadense tem na Sofina Foods, empresa de seu pai, injeta recursos no time.


Acompanhe o Diário Motorsport no YoutubeTwitter e Facebook


Diário Motorsport faz Jornalismo Independente e compromissado unicamente com o Leitor. Se você aprecia nosso trabalho, participe de nossas ações para que possamos continuar.

CLIQUE AQUI e conheça os benefícios

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here