Fittipaldi dividirá a temporada parcial da IndyCar com a atividade de piloto reserva e de testes da equipe Haas na Fórmula 1

Por Américo Teixeira Junior

Pietro Fittipaldi em Spa-Francorchamps – Foto Andy Hone / LAT Images (Spa, Belgica, 27.08.2020)

A partir de R$ 10/mês, você pode colaborar com o Diário Motorsport independente e investigativo CLIQUE AQUI E PARTICIPE!

O anúncio está programado para a próxima segunda-feira, 1 de março, mas o Diário Motorsport pode adiantar que Pietro Fittipaldi será o piloto da Dale Coyne Racing na temporada 2021 da IndyCar. O mais recente brasileiro a competir na Fórmula 1 dividirá o carro com Romain Grosjean. Enquanto o francês correrá nos circuitos mistos permanentes e temporários, Fittipaldi competirá nos ovais.

Embora não tenha sido possível verificar quais corridas estão contidas no acordo, sabe-se que o calendário da IndyCar aponta apenas quatro corridas em ovais neste ano. Fittipaldi poderá participar de todas elas, uma vez que não há coincidência de datas com a Fórmula 1. A jornada será praticamente toda no mês de maio, com três provas. As duas primeiras em rodada dupla no oval do Texas (1 e 2 de maio). Já a principal delas, a Indy 500, será no dia 30.

De fato, os GPs da Espanha e de Mônaco acontecem, respectivamente, em 9 e 23 de maio. Mas há um problema exatamente nessa última data. Apesar de o compromisso ser uma semana antes da principal prova do calendário da IndyCar, é justamente quando acontece o final de semana do Pole Day em Indianapolis. Por fim, a etapa de Madison, no Illinois, será em 21 de agosto, uma semana antes do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

O acordo com Dale Coyne acontece poucos dias depois de o neto do bicampeão Emerson Fittipaldi ser confirmado, pelo terceiro ano consecutivo, como piloto reserva e de testes da Haas. Pietro, aliás, é dos raríssimos casos de piloto reserva e de testes efetivo nos últimos tempos. Além de ter cumprido diversas atividades em pista, teve a oportunidade de disputar no ano passado os GPs de Sakhir e Abu-Dhabi, no lugar do acidentado Romain Grosjean.

Romain Grosjean em testes com o carro da Dale Coyne no Barber Motorsports Park – Foto IndyCar Media (Birmingham, Alabama, 23.02.2021)

Fotos/Destaque – Pietro Fittipaldi – Foto Rodrigo Berton / Grande Prêmio

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter  Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here