Dos 23 integrantes do grupo eleitor, três federações se encontram momentaneamente sem direito a voto

Por Américo Teixeira Junior

A partir de R$ 10/mês para colaborar com o Diário Motorsport independente e investigativo

Giovanni Guerra, candidato da Situação à presidência da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), lidera a intenção de votos dos representantes de 22 federações e a Associação Brasileira de Pilotos de Automobilismo (ABPA), perfazendo um colégio eleitoral de 23 votos. O dirigente do Maranhão somava 11 válidos nesta terça-feira, 29, contra 8 do candidato da Oposição, o ex-piloto paranaense Milton Sperafico.

Estão com Guerra as federações de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além da ABPA. Por seu turno, Sperafico é apoiado por Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Santa Catarina também manifestou apoio a Guerra, ao passo que Mato Grosso do Sul tem preferência por Sperafico. Já o Distrito Federal, embora o recém-empossado presidente em exercício Renato Constantino não tenha verbalizado sua preferência, foi definido em assembleia que a Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF) será representada na eleição pelo tricampeão Nelson Piquet, abertamente apoiador do atual presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM).

Entretanto, essas entidades encerram o ano com débitos na CBA e, portanto, sem direito a voto. A reversão do quadro pode acontecer, desde que haja quitação até o dia da assembleia eletiva.

Há um item adicional em torno da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina. O presidente em exercício Admir Chiesa forma fileiras com Giovanni Guerra, mas o presidente afastado, João Alfredo de Novaes, luta na justiça para reaver o cargo. Seu posicionamento é claro: vota em Milton Sperafico.

A única federação ainda a não revelar voto é a de São Paulo. Embora manifeste apreço por ambos os candidatos, José Aloizio Cardoso Bastos prefere conhecer os nomes que cada candidato escolheu para as respectivas comissões, antes de fazer sua escolha.

Milton Sperafico com o piloto e apoiador Fernando Scheffer (FAEMT)

Capa/Destaque – Giovanni Guerra com o apoiadores Nelson Piquet e Lutianne Soares (FCA)

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter  Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here