sexta-feira, abril 19, 2024

FOM colhe derrota ao tentar mudar a Fórmula 1 no Brasil

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Grande Prêmio do Brasil continuará sendo disputado em Interlagos e renovação com Rede Globo é iminente

Por Américo Teixeira Junior

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A Formula One Management (FOM) foi obrigada a assumir derrota ao divulgar o calendário provisório para a temporada 2021 da Fórmula 1. A inclusão do Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, em que pese carecendo ainda de um contrato para a confirmação, é prova disso.

A fracassada tentativa de interferir na forma como a Fórmula 1 é gerida no Brasil não fica por aí. Segundo informaram com exclusividade os jornalistas Flavio Gomes e Victor Martins, do site Grande Prêmio, a FOM retomou negociações com a Rede Globo de Televisão e o acordo está por ser concluído.

Acrescentou o Grande Prêmio que a Interpub, promotora da etapa brasileira, terá uma parceira a partir de 2021, a IMM Esporte e Entretenimento, que representaria o afastamento de Tamas Rohonyi à frente da organização. A esse respeito, a empresa do húngaro naturalizado brasileiro, por meio de sua assessoria de imprensa, informa haver definição.

Chase Carey

Tais recuos são obviamente creditados a Chase Carey, o executivo do Liberty Media que ainda responde pela direção executiva da FOM – será substituído em janeiro por Stefano Domenicali. Na ânsia de derrubar o triunvirato formado por Bernie Ecclestone/Tamas Rohonyi, Prefeitura de São Paulo e Rede Globo, Carey abriu negociações com a Rio Motorsports, do empresário brasileiro JR Pereira.

Na pauta, a transferência da prova para o Rio de Janeiro e a retirada dos direitos de transmissão da Rede Globo. Não há problema em negociar com diversos atores e nesse caso também não haveria, houvesse no Rio de Janeiro um autódromo e existisse no Brasil outro grupo de comunicação que pudesse rivalizar com a Rede Globo.

A Rio Motorsports tem tido Carey como aliado, que chegou a enviar uma carta para o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Este, segundo informou a Folha de S. Paulo, reafirmou o interesse pela prova ainda em 2021. Em sua resposta, manifestou otimismo quanto à breve emissão das licenças ambientais para a construção de um autódromo na região de Deodoro (link para assinantes).

Entretanto, há ainda muita coisa acontecendo para que haja o assentamento do primeiro tijolo. Após parecer técnico negativo do Instituto Estadual do Ambiente, a Procuradoria apontou lacunas no parecer. Somente após a liberação nos dois setores é que a decisão sobre as licenças vai para a última instância, a Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA).

Amparo ilusório

É difícil saber se por ranço pessoal ou estratégia empresarial, mas é fato que Chase Carey se sentiu amparado o suficiente, mas de forma prematura, para tripudiar sobre a aliança que realizou o Grande Prêmio do Brasil no Autódromo Municipal José Carlos Pace entre 1990 e 2019.

Traduzindo para o bom português, a FOM precisou “enfiar o rabo entre as pernas” para se alinhar novamente à mesma estrutura de negócio que Carey sonhou ver pelas costas.

Assim, na base do retorno dos que não partiram, o Grande Prêmio do Brasil de 2021 será em Interlagos e a Rede Globo continuará sendo a emissora oficial. Simples assim, salvo improvável descarrilhamento das negociações.

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