Se a pandemia permitir, o Grande Prêmio do Brasil voltará a ser disputado em 2021, inaugurando o novo contrato

Por Américo Teixeira Junior

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter  Facebook

Um ano, seis meses e quatro dias depois de Jair Bolsonaro anúnciar o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no Rio de Janeiro, o governador João Doria e o prefeito Bruno Covas afirmaram hoje, 12, que a prova foi renovada por cinco anos em São Paulo, a contar da etapa de 2021.

Não são conhecidos todos os detalhes do acordo, assim como não há ainda confirmação oficial. Entretanto, o que vale destacar nesse momento – lamentar, na verdade – é toda a energia perdida em torno de uma falácia.

Em nome de um inviável autódromo em Deodoro, entrou em cena a Rio Motorsports, do empresário JR Pereira. Apesar de se lançar em diversas frentes no esporte a motor, é ZERO seu índice de aproveitamento. Adquiriu os direitos de transmissão da MotoGP e Fórmula 1 e os perdeu, durou apenas 45 dias seu status de promotor do Grande Prêmio e, como “cereja do bolo”, o autódromo do Rio de Janeiro não saiu do papel.

Mas se a Rio Motorsports abraçou tantos projetos ao mesmo tempo, mesmo que de forma temerária, é porque teve de Jair Bolsonaro e Chase Carey o suporte necessário para manter o discurso. Ambos, vale explicitar, basearam-se em interesses e ranços políticos particulares – de Bolsonaro contra Doria e Carey contra Bernie Ecclestone.

Agora, a situação parece se dirigir para a normalidade. Mas é irritantemente verdadeiro que se perdeu tanto tempo e energia, justamente num momento em que nunca foi tão importante concentrar esforços.

Procurada, a Formula One Management (FOM) simplesmente respondeu: “Nós não comentamos assuntos comerciais”.


Capa/Destaque: Presença do público na reta de Interlagos após a prova do ano passado – RODRIGO BERTON/GRANDE PRÊMIO (Autódromo Municipal José Carlos Pace, SP, 17.11.2019)

Diário Motorsport é Jornalismo independente, investigativo, de opinião. Se você aprecia nosso trabalho, participe de nossas ações para que possamos continuar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here