Algumas linhas sobre José Aloizio Cardoso Bastos e meus amigos da FASP

Por Américo Teixeira Junior

A partir de R$ 10/mês, você pode colaborar com o Diário Motorsport independente e investigativo CLIQUE AQUI E PARTICIPE!

Em reunião realizada nesta segunda, 19, Élcio de São Thiago assumiu a presidência da Federação de Automobilismo de São Paulo em lugar de José Aloizio Cardozo Bastos, falecido no último dia 13, aos 88 anos, vítima de um câncer. Primeiro vice-presidente de Bastos na eleição do ano passado, Élcio tem agora como vice Paulo Scaglione, que na chapa original era o segundo-vice.

Essa notícia poderia acabar por aqui, não fossem quase quatro décadas de convivência.

Costumo ser vigorosamente impactado por datas cheias. As quebradas, quase não as percebo – mentira, percebo-as, sim. Dia 4 de abril agora, domingo, completei 40 anos desde a publicação de minha primeira matéria num jornal de Santo André. Chamava-se Informação. Daquele 1981 e até frequentar como jornalista as corridas de kart, em Interlagos, foi um pulo.

As autoridades eram Rubens Carpinelli, Paulo Scaglione, José Aloizio Cardozo Bastos, Élcio de São Thiago, Cláudio Wilson Vieira, Almir Abreu Vidal Jr., José Proença, entre outros. Como não estou consultando anotações ou arquivos, mas puxando pela memória, esse “entre outros” serve de “muleta” para o caso de estar – certamente estou – esquecendo alguns nomes.

Desde aqueles tempos, tornaram-se todos meu amigos. Uns mais, outros menos, mas praticamente todos se dirigindo a mim carinhosamente como “Meriquinho”. De lá para cá, a convivência foi se perpetuando, visto que nem eles, nem eu, abandonamos o automobilismo. Talvez motivos tenham existido, talvez até à exaustão, mas o ficar foi sempre mais forte.

E de tanto ficar e experienciar, angustiada e tristemente percebo que alguns dos meus amigos que me chamam pelo diminutivo já não estão por aqui. Dentre eles, Bastos, que soltava um sonoro “Meriquinho, me ajuda aqui”, quando precisava de alguma coisa nas pistas, como para organizar a foto que ilustra essa matéria.


Capa/Destaque: José Aloizio Cardozo Bastos e Felipe Nasr, com kartistas em Interlagos – Foto AMÉRICO TEIXEIRA JUNIOR/DIÁRIO MOTORSPORT (Interlagos, SP, 06.11.2014)

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter  Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here