O FIA World Endurance Championship é mais outra vítima da Covid-19

Por Américo Teixeira Junior

A partir de R$ 10/mês, você pode colaborar com o Diário Motorsport independente e investigativo CLIQUE AQUI E PARTICIPE!


O WEC não mais iniciará sua temporada nos Estados Unidos. Frédéric Lequien, CEO do FIA World Endurance Championship, anunciou que aspectos relacionados à pandemia da Covid-19 foram determinantes para que houvesse a mudança. Agora, o campeonato terá início em Portimão, Portugal, no dia 4 de abril.

A medida precisou ser antecipada pois faltariam poucas semanas para a remessa de todo o material da Europa para os Estados Unidos. Além disso, o fato de a maioria das equipes estar sediada na Europa geraria um caos, diantes do fechamento das fronteiras norte-americana para voos oriundos de algumas regiões.

Não é certo, ainda, que haverá efeito cascata. Para o mesmo evento da “1000 miles of Sebring”, também está agendada a segunda etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a “Twelve Hours of Sebring”. Em se tratando da competição pertencente à NASCAR, há atenuantes, pois equipes e pilotos, em sua maioria, estão situados nos Estados Unidos.

A decisão do WEC coloca em risco a participação de Helio Castroneves na Inter Europol Competition, equipe pela qual faria sua estreia no Mundial, correndo com Oreca 07/Gibson da categoria LMP2. O brasileiro havia sido escalado para ocupar o posto do holandês Renger van der Zande, que no mesmo evento estaria comprometido com a equipe Chip Ganassi Racing, formando a tripulação do Cadillac DPi #1 na “12 Horas de Sebring”. Em caso de alteração também na etapa da IMSA, o trio da equipe polonesa em Portugal já estaria completo, sem Castroneves no lineup. A despeito de variantes existentes, não houve ainda uma conversa definitiva entre o piloto e os dirigentes da Inter Europol Competition.

Já para André Negrão (Alpine ELF Matmut), Daniel Serra (AF Corse) e Felipe Fraga (TF Sports), não há impedimentos, pois são titulares em suas respectivas equipes.

Dessa forma, o calendário do FIA World Endurance Championship ficou assim:

OrdemDataProvaLocal
Pré-temporada30 e 31.03PortimãoPortugal
Etapa 0104.048 Horas de PortimãoPortugal
Etapa 0201.056 Horas de Spa-FrancorchampsBélgica
Etapa 0312 e 13.0624 Horas de Le MansFrança
Etapa 0418.076 Horas de MonzaItália
Etapa 0526.096 Horas de FujiJapão
Etapa 0620.118 Horas do BahrainBahrain

Foto/Legenda – Largada da “8 Horas do Bahrein” de 2020 – Foto Marius Hecker / AdrenalMedia.com (Sakhir, Bahrain, 14.11.2020)

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter  Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here