Embora se mantenha nos quadros da equipe, a liberação foi motivada pelas incertezas em relação ao programa de SportsCar da Penske para 2021
Por Américo Teixeira Junior

Após 20 anos como piloto do Team Penske, Helio Castroneves foi liberado para buscar oportunidades fora da equipe de Roger Penske. A mesma posição foi tomada em relação aos demais pilotos do programa IMSA: o colombiano Juan Pablo Montoya e os norte-americanos Ricky Taylor e Dane Cameron. Não se trata de demissão em quaisquer dos casos, mas reflexo das incertezas geradas pela dificuldade em âmbito mundial.
O ponto de partida é a não renovação de contrato entre Team Penske e Acura, divisão de carros esportivos/veículos de luxo da Honda. Basicamente, o desacordo foi motivado por diferentes perspectivas. Enquanto Roger Penske não se mostrou disposto a abrir mão da exclusividade na categoria principal da competição, a DPi, a Acura revelou seu objetivo ampliar a participação, para além da equipe campeã de 2019, pulverizando o mesmo orçamento em mais de um time.
Instalado o impasse, as partes acharam por bem não avançar com o acordo que tem seu término determinado para esta temporada. Tal decisão alijou a divisão SportsCar do Team Penske de seguir trilhando a linha-mestra das empresas que formam o império da Penske Corporation: trabalho planejado e de longo prazo. Assim, mesmo que outra parceria possa ser firmada no curto prazo, não está garantida a presença do time no campeonato de 2021.
Por outro lado, Castroneves nunca escondeu o seu desejo de permanecer na Indy. Entretanto, aliou-se desde o início ao projeto de SportsCar, a pedido de Roger Penske. Agora, como os novos tempos provocaram mudanças de atitude, o brasileiro de 45 anos está motivado a, eventualmente, promover uma mudança de rumos.
Especificamente sobre o momento no Acura Team Penske, Castroneves renova o seu eterno otimismo e maneira positiva de ver a vida como um todo – e os obstáculos, em particular. Segundo ele, fará de tudo para encerrar a parceria da melhor forma possível e não descarta a possibilidade de se manter ativo no IMSA SportsCar, mesmo que em outra equipe. Entretanto, reafirmou que estará, como sempre, apoiando Roger Penske, qualquer que seja o destino que o programa tenha no futuro.
Capa/Destaque: Helio Castroneves na Rolex 24 at Daytona – Foto LAT Images/IMSA (Daytona, FL, 24.01.2020)