Falecido prematuramente em 29 de dezembro de 2023, aos 56 anos, Gil de Ferran foi alçado à Galeria da Fama do Team Penske no último dia 19 de dezembro. A condecoração ocorreu durante a tradicional festa de final de ano na sede da equipe, em Mooresville, Carolina do Norte.
Angela de Ferran, esposa de Gil, recebeu o prêmio em seu nome e revelou que “seus anos na Penske não foram apenas seus anos de maior sucesso em sua carreira no automobilismo, mas também alguns dos mais felizes”.
A honraria foi criada em 1916, quando a equipe de Roger Penske completou 50 anos. São elegíveis ao prêmio pilotos, funcionários e parceiros, atuais e do passado, que ajudaram a equipe de competição do Penske Automotive Group ser o que é hoje. A escolha é feita por todos os membros da equipe, por voto direto.
Gil é o segundo piloto brasileiro a fazer para da Galeria da Fama, uma vez que Helio Castroneves foi assim distinguido em 2020. Nesta nova classe, além de Gil, também foi homenageado o estadunidense Tim Lombardi, que trabalhou na equipe entre 1976 e 2017, quando se aposentou como coordenador de operações.
