091808-silverstone_27_908-hybrid-4-011Assim sendo vamos ao posto do piloto. A energia recuperada pode ser reutilizada em forma automática (como de fato acontece com os carros de rua híbridos), ou ser utilizada quando o piloto desejar especificamente, como por exemplo em uma ultrapassagem.

Por lógica, na Fórmula 1, todas as equipes escolheram o formato manual através de um botão que se encontra localizado no volante de dirigir, mais que poderia ser colocado em qualquer parte, inclusive o pedal do acelerador. No momento em que o piloto acionar este botão, toda a energia recuperada que esta acumulada nos super capacitores (sistema elétrico) ou volantes de inércia (sistema inercial) é transferida para as rodas motrizes através de um motor elétrico, localizado atrás do volante do motor ou no cambio (ou ate mesmo nas rodas), para os sistemas elétricos. Ou, ainda, através de um acoplamento mecânico (sistema inercial), descarregando assim toda esta energia acumulada durante 1,5 a 2,0 segundos.

Isto, em termos da quantidade de energia que pode acumular este ano na Formula 1, significa que no momento de apertar o botão, o piloto sentirá uma “chutada” de 60 HP extras durante esse período de tempo. Para se ter uma idéia do que significa, o Sport Protótipo Apolo (foto), na prova 24 Horas de Nurburgring de 2008, tinha um sistema híbrido elétrico com capacidade livre de recuperação de energia. A “chutada”, toda vez que o piloto apertava o botão, significava 250 HP em 1s5 sobre as rodas! Um de seus pilotos, o ex-piloto de Fórmula 1 Heinz-Harald Frentzen, comentava que a reação do sistema era mais rápida do que a de um turbo!

Este é o funcionamento simplificado do sistema KERS, porém, os problemas de engenharia são extremamente grandes, bem como o custo de desenvolvimento. Mas, seguramente, é a porta do futuro em que toda a indústria automotriz está trabalhando para passar pelo período de 20/25 anos, tempo previsto para que os outros sistemas alternativos sejam economicamente viáveis. (Por Eng. Carlos Funes, com exclusividade para o Diário Motorsport)

Foto Peugeot

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