A inscrição do kartódromo de Birigui (SP) foi efetuada pela Confederação Brasileira de Automobilismo na Comissão Internacional de Kart (FIA Karting)

Por Américo Teixeira Junior

O empresário Ricardo Gracia apresentando ao inspetor da FIA Karting, Franz Schreiner, as diversas opções de traçados oferecidas pelo kartódromo (Fotos Speed Park)

Depois da homologação por parte da FIA Karting e apresentação dos documentos necessários, o Kartódromo Speed Park está oficialmente concorrendo para sediar o Mundial de Kart de 2020 para as categorias OK e OK Junior. O kart center está localizado na cidade paulista de Birigui.

O responsável por toda a operação é o empresário Ricardo Gracia. Além de construir o Speed Park de acordo com as exigências da FIA Karting, criou uma estrutura de grande porte com todas as facilidades para um evento desse porte.

Para critério de comparação, o Mundial de 2018 aconteceu na Suécia e o kartódromo de Asun, localizado na cidade de Kristianstad, recebeu 220 pilotos. Na ocasião, o brasileiro Gabriel Bortoleto foi 3º colocado na OK Junior.

Gracia explicou ao Diário Motorsport que o trabalho agora é no sentido de apresentar à FIA Karting um amplo de leque benefícios e facilidades para os competidores, de modo que a entidade possa comparar as potencialidades de cada candidatura. O promotor acredita que haverá mais de uma proposta na mesa.

Segundo Felipe Massa, presidente da FIA Karting, a previsão é para que o anúncio oficial ocorra em dezembro, no Conselho Mundial. Entretanto, o piloto de Fórmula E revelou que em setembro o cenário já estará praticamente quase todo definido. Neste ano, o mundial será entre os dias 7 e 9 de setembro em Alaharma, Finlândia.

Enquanto isso, já está atuando uma comissão formada para cuidar da operação, uma vez que a pista já poderia abrigar o Mundial hoje, se fosse o caso. Além do próprio Ricardo Gracia, a comissão é formada pelo campeão mundial de kart (1995) Gastão Fráguas Filho, o presidente da CBA Waldner Bernardo e o representante brasileiro na Comissão Internacional de Kart Giovanni Guerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here