Pista do interior paulista é candidata a receber o Mundial de Kart em 2020

Por Américo Teixeira Junior

O documento foi assinado hoje em Genebra, na Suíça

Sob o número 1060 e assinada pelo presidente Felipe Massa, foi expedida hoje pela Comissão Internacional de Kart da FIA a licença de circuito internacional para o Kartódromo de Birigui.

A licença tem validade até o dia 21 de janeiro de 2022 e credencia o circuito de 1.250 metros a sediar competições no âmbito CIK-FIA do Grupo 1 (KF1, ZK1) e Grupo 2 (OK, KF2, OK-Junior, KF3, KF4 e KZ2). A inspeção foi realizada no dia 24 de novembro do ano passado e esteve a cargo do inspetor Franz Schreiner, que foi recebido pelo dirigente Giovanni Guerra, representante da CBA na Comissão, e o empresário Ricardo Gracia, proprietário do complexo conhecido também como Speed Park.

Com a homologação, foi superada a primeira fase de uma ação que pretende atrair para Birigui, em 2020, a realização do Mundial CIK-FIA OK e OK-Junior. Entretanto, há toda uma tramitação a ser cumprida, que começa pelo registro da candidatura por parte da CBA, passa obrigatoriamente pelo Conselho da CIK e também pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA.

Essa outra fase tem de ser cumprida agora em 2019 e não estão descartadas candidaturas de outras cidades ao redor do mundo. Isso significa dizer que a homologação não garante automaticamente a realização do Mundial, em que pesem os apoios já conseguidos, inclusive da Prefeitura de Birigui. Mas é verdade também que, sem ela, nem o registro da candidatura poderia ser feito.

De todo modo, Felipe Massa se mostra otimista quanto as chances de Birigui, pois desde o início tudo foi feito rigorosamente de acordo com as normas da entidade internacional. Ele próprio esteve visitando o local no ano passado, acompanhado do presidente da CBA Waldner Bernardo, e aprovou o que viu.

Giovanni Guerra, Felipe Massa e Waldner Bernardo (dir.) quando da visita do presidente da CKI-FIA a Birigui, em agosto passado; no destaque/capa, Ricardo Gracia (dir.) e Franz Schreiner na vistoria de novembro (Fotos fornecidas pela assessoria do kartódromo)
Compartilhar

1 COMENTÁRIO

Muito obrigado por participar. Forte abraço, Americo Teixeira Jr.