A inscrição do kartódromo de Birigui (SP) foi efetuada pela Confederação Brasileira de Automobilismo na Comissão Internacional de Kart (FIA Karting)
Por Américo Teixeira Junior

Depois da homologação por parte da FIA Karting e apresentação dos documentos necessários, o Kartódromo Speed Park está oficialmente concorrendo para sediar o Mundial de Kart de 2020 para as categorias OK e OK Junior. O kart center está localizado na cidade paulista de Birigui.
O responsável por toda a operação é o empresário Ricardo Gracia. Além de construir o Speed Park de acordo com as exigências da FIA Karting, criou uma estrutura de grande porte com todas as facilidades para um evento desse porte.
Para critério de comparação, o Mundial de 2018 aconteceu na Suécia e o kartódromo de Asun, localizado na cidade de Kristianstad, recebeu 220 pilotos. Na ocasião, o brasileiro Gabriel Bortoleto foi 3º colocado na OK Junior.
Gracia explicou ao Diário Motorsport que o trabalho agora é no sentido de apresentar à FIA Karting um amplo de leque benefícios e facilidades para os competidores, de modo que a entidade possa comparar as potencialidades de cada candidatura. O promotor acredita que haverá mais de uma proposta na mesa.
Segundo Felipe Massa, presidente da FIA Karting, a previsão é para que o anúncio oficial ocorra em dezembro, no Conselho Mundial. Entretanto, o piloto de Fórmula E revelou que em setembro o cenário já estará praticamente quase todo definido. Neste ano, o mundial será entre os dias 7 e 9 de setembro em Alaharma, Finlândia.
Enquanto isso, já está atuando uma comissão formada para cuidar da operação, uma vez que a pista já poderia abrigar o Mundial hoje, se fosse o caso. Além do próprio Ricardo Gracia, a comissão é formada pelo campeão mundial de kart (1995) Gastão Fráguas Filho, o presidente da CBA Waldner Bernardo e o representante brasileiro na Comissão Internacional de Kart Giovanni Guerra.