Pipo Derani e Felipe Nasr fecharam o pódio em 3º

Choveu até granizo na vitória de Helio Castroneves e Ricky Taylor em Road America – Foto Peter Burke/LAT Images (Elkhart Lake, WI, 02.08.2020)

Helio Castroneves venceu hoje (2) em Road America, sob verdadeira tempestade, a quarta etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Foi uma vitória completa porque o Acura ARX-05 DPi havia largado na pole pelas mãos do norte-americano Ricky Taylor, teammate do piloto brasileiro no Team Penske, a quem coube cumprir a primeira fase da corrida de 2h40min. O irônico é que essa conquista acontece justamente na primeira corrida após o anúncio de término de parceria entre a equipe de Roger Penske e a marca de super esportivos da Honda.

Taylor largou e se manteve na frente por dois stints, apesar da forte presença dos Mazda, até entregar o carro para Castroneves na volta 35, faltando 1h35min para o término da prova. Desde o início, o céu já se mostrava carregado em alguns pontos sobre Elkhart Lake, cidade onde está localizado o circuito, no estado norte-americano do Wisconsin. Entretanto, as nuvens escuras passaram a dominar a atmosfera, indicando chuva forte a qualquer momento, na segunda metade da corrida.

No pit da volta 50, o três vezes campeão da Indy 500 perdeu momentaneamente a liderança e ainda foi superado pelo Mazda de Oliver Jarvis na pista. Foi justamente nesse momento que a chuva apareceu forte. Foram vários os acidentes na sequência e, uma voltas antes da entrada do Safety Car, Castroneves parou para colocar pneus de piso molhado.

Foram cinco voltas nessa condição de prova interceptada, mas era tamanha a quantidade de água, inclusive com granizo, que a direção não teve outra alternativa a não ser acionar bandeira vermelha na volta 56. No momento em que todos os carros pararam na saída dos pits, o cronômetro foi parado faltando 30 minutos para o término da competição. Cerca de 15 minutos depois, os carros voltaram para a pista. Faltavam 24min22 e a chuva continuava a cair.

Após alguns giros com o Safety Car na pista, a prova foi reiniciada quando a contagem regressiva indicava apenas 7min30s de tempo restante. Durante toda a volta, o competidor da Penske, então em 2º, tentou por diversas vezes assumir a ponta da corrida, o que aconteceu na última curva antes da reta principal. Ao superar o Cadillac #10 pilotado por Van der Zande, não mais deixou a liderança.

Apesar de algumas dificuldades durante a prova, os brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr terminaram a etapa de Road America em 3º lugar – Foto Peter Burke/LAT Images (Elkhart Lake, WI, 02.08.2020)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here