sexta-feira, abril 19, 2024

Fórmula 3 UK: Campeonato começa com três brasileiros no grid

Share

dm1104-grupo-f3-ukNa temporada em que comemora 45 anos de existência, o Campeonato Britânico de Fórmula 3 tem início neste final de semana e as duas provas da primeira rodada dupla serão disputadas na segunda-feira, 13 (feriado na Inglaterra), no circuito de Oulton Park. Dentre os 19 pilotos de nove países que formam a relação de inscritos, estão os brasileiros Adriano Buzaid, Victor Corrêa e Gabriel Dias. Eles possuem histórias diferentes no automobilismo, mas a partir de agora passam a trilhar os mesmos caminhos dos ídolos que os motivaram a buscar o sucesso na difícil profissão de piloto profissional.

O certame é composto por 20 etapas (click aqui para ver o calendário completo), de 30 minutos cada, em 10 rodadas duplas. Embora britânico, o caráter internacional do campeonato não se traduz apenas nas diversas nacionalidades em seu grid, mas também no fato de realizar eventos na Bélgica, Alemanha e Portugal.

O grid é um só, mas os competidores contam pontos em separado para duas categorias. A principal, a International Class, utiliza os chassis italianos Dallara F309 ou os franceses Mygale F3 M09. A motorização de dois litros gera potência aproximada de 210 cv. As marcas que competem na categoria são Mercedes-Benz, Mugen-Honda e, a partir desta temporada, Volkswagen. São 15 os competidores.

Já a National Class, uma espécie de classe B com quatro inscritos, tem um regulamento próprio que permite a utilização de chassis 2005, 2006 e 2007. Nela correm os Dallara F307 e Litespeed SLC R1. Todos os motores são Mugen-Honda e preparados pela empresa britânica Neil Brown Engineering. Além de utilizar um chassi mais velho, os carros da National Class são mais pesados, sendo estipulados 550 kg de peso mínimo, incluindo o piloto, contra 540 kg na International.

Pilotos brasileiros

De todos os pilotos brasileiros que já estão em plena atividade no Britânico de Fórmula 3 a partir deste final de semana, o mais “velho” da turma é o paulista Adriano Buzaid, mas também é o que reúne maior experiência internacional. Aos 20 anos, ele compete no Reino Unido desde 2006, quando estreou no Britânico de Fórmula Ford. Nas duas temporadas seguintes foi piloto da Fórmula Renault UK. Trata-se do nosso único representante na categoria principal, a International Class, e utiliza o Dallara F309 Volkswagen da T-Sport, equipe criada em 2001 pelo inglês Russell Eacott, ex-chefe de equipe da Portman Arrows de Fórmula 3000.

Aos 18 anos, o mineiro Victor Corrêa parte para a segunda temporada em terras de Lewis Hamilton, pois iniciou sua jornada internacional na Fórmula Ford do Reino Unido no ano passado. Ex-piloto da Fórmula São Paulo, Victor terá uma dupla jornada durante este ano. Ele integra da equipe Litespeed, formada por Nino Judge e Steve Kenchington, ex-funcionários da Lotus. Trata-se da única organização a correr com chassi próprio, o SLC R1, que foi pela primeira vez para as pistas no ano passado. Ao mesmo tempo em que disputará a National Class com o chassi atual, Victor estará desenvolvendo o modelo com modificações que originarão o carro de 2010, cuja participação está prevista para a International Class.

Já o caçula do trio é o paranaense Gabriel Dias, que só completará 19 anos em julho, quatro meses após Victor Corrêa atingir a mesma idade. Sua estréia na Europa ocorreu no ano passado na Fórmula Renault Eurocup, mas um acidente na pista belga de Spa-Francorchamps exigiu o seu afastamento das pistas por seis meses, pois precisou de um longo tratamento para curar danos cervicais. Agora, como piloto da T-Sport, parte para a sua primeira temporada completa com o Dallara F307 Mugen-Honda.

(Click aqui e veja a relação completa dos campeões britânicos de Fórmula 3 e uma relação em separado dos brasileiros campeões na Inglaterra)

Ao alto, grupo dos competidores da temporada 2009 do Britânico de Fórmula 3

Foto fornecida pelo serviço de imprensa do Britânico de Fórmula 3

Adriano Buzaid é o representante brasileiro na International Class (Foto fornecida pela R. Leme)
Adriano Buzaid é o representante brasileiro na International Class (Foto fornecida pela R. Leme)

Victor Corrêa, com o SLC R1 da Litespeed (Foto fornecida pela Mastermídia)
Victor Corrêa, com o SLC R1 da Litespeed (Foto fornecida pela Mastermídia)

O piloto paranaense da T-Sport, Gabriel Dias (Foto fornecida pela Reunion)
O piloto paranaense da T-Sport, Gabriel Dias (Foto fornecida pela Reunion)

Read more

Local News