mb28_truck_roberval_andrade_foto4_destaque_osA Scania do Brasil produziu 23.000 veículos em 2008, mas diante da drástica redução de aproximadamente 50%, já prevista para este ano por causa da crise financeira mundial, a empresa precisou alterar a participação em vários segmentos, dentre eles a Fórmula Truck, no evento e na equipe oficial Roberval Motorsport.

Os números e as revelações são de Roberval Andrade, que “curte” as férias se recuperando de uma cirurgia no joelho esquerdo, cujos ligamentos se romperam numa partida de futebol, realizada em dezembro, na convenção de um de seus patrocinadores. Segundo o campeão brasileiro de 2002, a redução do aporte em sua equipe é de 30%, que de imediato resultou na eliminação do segundo caminhão, que nas última temporada foi conduzido por Beto Monteiro, campeão de 2004.

O grupo fixo de funcionários também caiu. Dos 13 profissionais até então empregados, agora restaram sete, também conseqüência da redução da verba ou saída de outros patrocinadores. A Guerra S.A. Implementos Rodoviários passa a ter posição de destaque no caminhão.

Essa nova realidade levou o competidor e empresário a vender dois caminhões Scania para a equipe goiana Reis Peças, de José Maria Reis e Leandro Reis, que no ano passado utilizou o Volkswagen Constellation.

04 06-07-2008Para Roberval, que desde sua estréia na categoria, em 2000, só tem utilizado veículos Scania, a estrutura da equipe será substancialmente reduzida. A Roberval Motorsport promove uma verdadeira caravana rodoviária quando se desloca pelo Brasil. O comboio é formado por caminhões de transporte e oficina, motor home e carros de apoio. Tudo isso será utilizado, com força máxima, apenas na etapa de São Paulo. Nas demais, o time se apresentará de forma mais modesta.

Já com relação ao evento, Andrade revelou que os investimentos serão concentrados apenas nas praças de maior representatividade para a companhia, sem revelar, entretanto, quais regiões seriam relegadas para um segundo plano, com menor ou nenhum investimento em marketing.

O contrato de 2009 é o oitavo entre ele e a montadora. “As dificuldades, assim como as alegrias, devem ser compartilhas pelos parceiros”, afirma Roberval, que se declara fã da marca e amigo da empresa. O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, em sua 14ª edição, terá início no dia 8 de março, em Guaporé (RS).

mb29_festacba_neusa_felipegiaffone_robervalandrade

Ao alto, Roberval Andrade comemorando uma de suas vitórias (Foto Orlei Silva); ao centro, o caminhão da temporada 2008 e, acima, recebendo da presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro Féliz, o Troféu CBA de vice-campeão de 2007, ao lado do campeão Felipe Giaffone (Fotos Vinícius Nunes)

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que em tempos de crise ainda há o que se comemorar como no caso acima. O fato da empresa não se retirar da categoria (mas reavaliar os valores) mostra respeito com os funcionários da Scania e com o piloto. Atitude rara nesses tempos.

    Aproveito para parabeniza-lo Américo pelo EXCELENTE site. Mais uma fonte de consulta para os admiradores do esporte a motor.

    Parabéns e muito Sucesso !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here