36ª Mil Milhas 20-23 11 2008Projetado e construído pelo engenheiro Jaime Gulinelli, da GT Race Cars (http://www.gtcars.com.br), o Protótipo Dimep GT R1 (foto) tem presença confirmada na abertura do Campeonato Paulista de Automobilismo, em Interlagos, de 13 a 15 de fevereiro. A informação é do próprio construtor, que espera aproveitar a rodada do Regional para testar as diversas modificações introduzidas no carro, após a estréia na Mil Milhas Brasil, disputada em novembro passado. Tendo ao volante o veterano piloto Dimas de Melo Pimenta, seus filhos Dimas e Rodrigo, e o tricampeão brasileiro Alfredo Guaraná Menezes, o DIMEP GT R1 foi para a pista na última etapa do Brasileiro de Endurance 2008 para uma espécie de verificação geral e, na avaliação de Gulinelli, foi muito mais além do que se previa. Na ocasião, o carro registrou 1min36s999 e largou na 2ª posição (na prova, abandonou na 44ª volta por problemas de câmbio). Tal marca permitiria ao Protótipo largar no 3º posto no GP Cidade de São Paulo, disputado dominho em Interlagos.

36ª Mil Milhas 20-23 11 2008

Participar da abertura do Campeonato Brasileiro de Endurance 2009, aliás, era a programação da equipe, mas o carro não ficou pronto em tempo hábil por conta das diversas alterações promovidas. Entre outras coisas, houve desenvolvimentos em freio, câmbio, embreagem, rodas e carenagem.

O Dimep GT R1 é um protótipo aberto, chassi tubular em aço, carroceria em fibra de vidro e carbono, motor Chevrolet V8, 6.2 litros e 520 cv, além do câmbio Xtrac 6 marchas seqüencial. Gulinelli, que atua na sede da GT Race Cars a partir de Campinas (SP), acrescentou que se trata do primeiro carro brasileiro a utilizar um Crash Box de fibra de carbono e, ainda, que o tempo do Dimep na classificação da Mil Milhas se configura em recordista para um carro projetado e construído no Brasil.


gt_r1_crash-box_01s_dimepAo alto e centro, a estréia do Protótipo Dimep GT R1 Chevrolet V8, na Mil Milhas Brasil de 2008, última etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance

Fotos Jorge Sá/http://www.jvphotoracing.com


Ao lado, o Crash Box de fibra de carbono instalado no Protótipo Dimep GT R1 Chevrolet V8

Foto fornecida pela GT Race Cars

8 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Gulinelli!

    Estou afastado do automobilismo por motivos pessoais. No entanto, ao assistir a corrida de ontem em São Paulo fiquei animado para retornar a pilotar. Teu carro está muito bonito e, tecnicamente está se mostrando em plena evolução. Me lembrou muito o LANCIA ENDURANCE 1985, quando eu corria de ABARTH e F3 na Itália.

    Mais uma vez, PARABÉNS e SUCESSO para você e sua Equipe.

    Almir Sperle

  2. Boa noite.

    Assisti a corrida preliminar da formula Indy, com os novos carros protótipos, e que eu mais gostei foi o modelo da DIMEP, tanto da cor como o modelo.
    Parabéns a equipe da Dimep, lindo carro.

  3. Meus parabéns pela iniciativa.

    Os carros protótipos são lindos, rápidos e promovem o desenvolvimento para esporte a motor.

    Espero que mais Brasileiros adotem essa filosofia de projetar carros de corridas, para que possamos pilotar esses lindos bólidos aqui no Brasil.

    Seria legal uma categoria de protótipos com a mesma repercurssão e prestígio da Stock Car.

    http://samukart.blogspot.com/

  4. parabéns primão, que alegria poder ver o seu sonho se realizando,
    lembra quando eramos crianças e vc já mexia nos seu carrinhos de
    autorama? Seu carro é maravilhoso e nos enche de orgulho ler este
    artigo e ver o nome da nossa familia táo bem representado.

    Te desejo muito sucesso e um forte abraço

    Lelly

  5. LEGAL A ATITUDE DESTA EQUIPE DE CONSTRUIR UM CARRO DESTE NIVEL E TER A PREOCUPAÇÃO DE EVOLUI-LO.
    GOSTARIA DE VER FOTOS APOS OS AJUSTES.
    AFINAL TEM MAIS NOVIDADES EM TERMOS DE PROTOTIPOS BRASILEIROS ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here