sexta-feira, abril 19, 2024

DTM verá novo embate entre Audi e Mercedes

Share

dm_07052009_audidtma4_timo_scheider_amA temporada de 2009 do Campeonato Alemão de Turismo, o DTM (Deutsche Tourenwagen-Meisterschaft), terá início no dia 17 de maio, em Hockenheim, e o confronto será novamente entre Audi e Mercedes-Benz. O certame será composto por 10 etapas e quatro delas ocorrerão fora do território alemão: Holanda (Zandvoort), Inglaterra (Brands Hatch), Espanha (Barcelona) e França (Dijon-Prenois). Pilotos da Alemanha, Noruega, Suécia, Escócia, Inglaterra, França, Áustria, República Tcheca e Canadá buscarão o 10º título desde a reorganização do Alemão de Turismo, em 2000.

Para defender o título conquistado no ano passado com o alemão Timo Scheider, a Audi disponibilizará a versão R14 Plus do modelo A4 DTM para os pilotos da fábrica comandados por Wolfgang Ullrich, diretor da Audi Motorsport e líder também da vitoriosa participação da marca em Le Mans. O Audi A4 DTM R14 Plus passou por desenvolvimentos especialmente no motor e foram criadas novas soluções aerodinâmicas. Sobre o motor V8 aspirado de aproximadamente 460 cv, o foco foi na refrigeração, já que os limites de performance estabelecidos pelo regulamento já haviam sido alcançados nas versões anteriores. Nesse sentido, há ainda um restritor de ar 2X 28 mm.

Os mesmos parâmetros regulamentares são impostos à Mercedes-Benz, que venceu pela última vez com o alemão Bernd Schneider, em 2006. Para tentar acabar com a festa da Audi, utilizará o novo AMG Mercedes Classe C, impulsionado por um motor de 500 cv. a esquadra estará sob a batuta de Norbert Haug, o vice-presidente da Mercedes-Benz Motorsport, que também comanda as operações da empresa na equipe McLaren de Fórmula 1. Desde a primeira reunião para tratar do novo modelo, em maio do ano passado, até o primeiro teste, em janeiro, no Estoril (Portugal), foram oito meses de trabalho.

O regulamento deste ano, entre outras coisas, estabeleceu um aumento de peso mínimo do conjunto carro/competidor. Era de 1,010 kg em 2007, passou para 1.030 kg no ano passado e, agora, é de 1.050 kg. A termos comparativos, a Stock Car brasileira utiliza motores de 480 cv e o peso mínimo é de 1.275 kg.

O alemão Timo Scheider e o Audi A4 DTM R14 Plus, número 1, com o qual defenderá o título conquistado na temporada passada

Foto Audi Motorsport

Informações técnicas fornecidas pelas respectivas empresas


Read more

Local News