Categoria da Vicar já tem datas definidas e abrirá o calendário no dia 28 de março. Onde? Ainda não foi definido

Por Américo Teixeira Junior

A partir de R$ 10/mês, você pode colaborar com o Diário Motorsport independente e investigativo

Julio Campos e Felipe Massa serão os pilotos da R. Mattheis em 2021 – Foto Rodolfo Buhrer/BR Distribuidora (Pinhais, PR, 07.01.2021)

Ainda sem local definido, a abertura da Stock Car 2021 está marcada para 28 de março. Enquanto isso, equipes e pilotos estão trabalhando, desde o final da temporada passada, na formação das respectivas estruturas. A estreia de Felipe Massa em tempo integral, duas novas equipes no grid e a reengenharia da Hot Car, agora sob o comando de Bárbara Rodrigues, são os principais destaques.

Pela equipe de Rodolpho Mattheis e com o patrocínio da BR Distribuidora (Lubrax e Podium), Felipe Massa retorna ao Brasil para fazer sua primeira temporada completa na Stock Car. Seu companheiro de equipe será o paranaense Julio Campos, que no ano passado já correu com o apoio da empresa, mas na equipe Crown Racing.

No âmbito das equipes, já há duas novas confirmadas. A primeira a ser anunciada foi a MX Piquet Sports, que tem a participação do tricampeão Nelson Piquet. Será comandada por Carlos Chiarelli e terá Nelson Angelo Piquet e Sergio Jimenez como pilotos. Talvez seja o time de Turismo com o maior número de títulos mundiais, por metro quadrado, em todo o mundo. Aos três do patriarca, somam-se o de Angelo Piquet na Fórmula E e Jimenez no Jaguar Trophy. O empreendimento tem o suporte da Teclub Lubrificantes, empresa paranaense que produz os óleos automotivos Maxon Oil.

A Pole Motorsport também fará sua estreia em 2021. Trata-se do projeto próprio de Joselmo Barcik, que por 24 anos galgou postos na equipe de Rosinei Campos, até chegar a chefe de equipe. A nova organização nasceu da parceria entre o profissional e Átila Abreu, de cuja união de esforços nasceu a estrutura da Pole Motorsport. Além de Átila, dupla de pilotos será completada por Galid Osman.

A nova Hot Car

A morte de Amadeu Campos, no final do ano passado, estraçalhou emocionalmente todo o automobilismo brasileiro e, em particular, a Stock Car. Nos boxes da Hot Car Competições, coube à filha Bárbara Rodrigues, que já atuava como “braço direito” do fundador, assumir as funções do pai.

Enganou-se, porém, quem imaginou que aquele esforço sobre-humano fosse tão somente uma homenagem a Amadeu, uma maneira altiva de encerrar o ciclo da Hot Car no automobilismo. A equipe não apenas seguirá em frente – inclusive ampliando o número de pilotos -, como também terá a primeira mulher chefe de equipe em quatro décadas da Stock Car. Além de assumir em definitivo a função, Bárbara terá Felipe Lapenna como novo piloto. Tuka Antoniazzi, que estreou em 2019 e cumpriu toda a temporada 2020, permanece no time.

Entre as formações já confirmadas, Andreas Mattheis terá novamente Thiago Camilo e César Ramos sob a bandeira Ipiranga (Petróleo); Lucas Foresti correrá pela KTM, de Enzo Bortoleto e Bruno Batista renovou com a RCM Racing.

O que já está confirmado na Stock Car 2021

EquipePilotosChefe de Equipe
A. MattheisThiago Camilo / César RamosAndreas Mattheis
Hot Car New GenerationTuka Antoniazzi / Felipe LapennaBárbara Rodrigues
KTMLucas ForestiEnzo Bortoleto
MX Piquet SportsNelson Angelo Piquet / Sergio JimenezCarlos Chiarelli
Pole MotorsportÁtila Abreu / Galid OsmanJoselmo Barcik
R. MattheisFelipe Massa / Julio CamposRodolpho Mattheis
RCM RacingBruno BaptistaRosinei Campos

Capa/Destaque: Bárbara e Amadeu Rodrigues – Foto Vanderley Soares (Campo Grande, MS, 10.08.2019)

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter  Facebook

4 COMENTÁRIOS

  1. Sr Américo, obrigado por esclarecer as minhas dúvidas, mas tenho mais uma pergunta: soube que Tony Kanaan estaria em negociação avançada para fazer a temporada completa na stock car, mas ainda não teria equipe definida. Está possibilidade é real? Existe a possibilidade de estar na Full Time por influencia do Barrichello?

    • Rafael, beleza?

      Existe sim a possibilidade de Tony Kanaan correr na Stock, sem dúvida, mas desconheço alguma negociação avançada, incluindo aí a Full Time. Acho, porém, que os compromissos que ele já tem nos Estados Unidos impediriam essa alternativa para esse ano.
      Abraço,

      Américo

  2. Américo, tenho algumas perguntas:

    1ª) Como fica a estrutura da decepcionante Full Time? A operação continua com 4 carros? Quem chegará para o lugar vago do Piquet Jr?

    2ª) KTF terá apenas 1 carro no grid?

    3ª) Barrichello tem participação societária na Full Time, assim como Caca Bruno tinha na Cimed?

    • Rafael,

      1 – Esses postos estão sendo negociados;
      2 – Não, acredito, deverá ter pelo menos dois. Consta apenas um na matéria pois me ative ao que está efetivamente confirmado;
      3 – Nunca obtive comprovação de uma eventual participação do Barrichello, só ouvi comentários.

      Forte abraço,

      Américo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here