Classificado como “provisório”, o calendário foi apresentado no dia 10 de novembro pela Formula One Management

Por Américo Teixeira Junior

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter  Facebook

Em tempos não muito distantes, a apresentação do calendário da Fórmula 1, mesmo que provisório, era o ponto de partida para operações logísticas, esportivas e comerciais, dada a certeza do seu cumprimento. Agora, à semelhança do que ocorreu com o original de 2020, a versão 2021 é uma carta de boas intenções, algo no espírito de “Don’t Give Up”, de Josh Groban. Mas, nesse caso, por assim dizer, faltou combinar com a pandemia.

Por mais que as corridas estejam acontecendo em 2020, é inegável que se trata de uma temporada deficitária para todos os entes participantes. Os números futuros mostrarão prejuízos na própria FOM, equipes e promotores. Mas, de qualquer forma, independentemente de acertos e erros, foi feito um esforço gigantesco para que pelo menos 17 provas pudessem ser realizadas.

É importante destacar que, como é natural numa categoria tão grande como a Fórmula 1, muitos dos acordos vistos hoje nas pistas foram firmados muito antes. Questões pandêmicas ainda não impactavam corpos, mentes e dias. Agora, porém, é uma realidade a catástrofe sanitária mundial a contaminar renovações ou mesmo criação de novos negócios.

Há de se supor menor volume de recursos disponíveis para 2021. Some-se a isso o indisfarçável crescimento da Covid-19, flagelo apátrida provocado pela disseminação quase incontrolável (esse ‘quase’ é mais esperança do que informação) do novo coronavírus há quase um ano.

Assim, por mais incerto que possa parecer o cumprimento do calendário, pelo menos há um norte a seguir. Para onde? Só as semanas vindouras poderão dizer.


Capa/Destaque: As atividades do Grande Prêmio da Austrália desta temporada ficam apenas nos bastidores, por a etapa de Melbourne foi cancelada na sexta-feira, 12 de março, antes do início dos treinos, em razão de contaminação por coronavírus no Paddock – Foto FLORENT GOODEN/DPPI/ALFA ROMEO (Melbourne, Austrália, 11.03.2020)

Diário Motorsport é Jornalismo independente, investigativo, de opinião. Se você aprecia nosso trabalho, participe de nossas ações para que possamos continuar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here