buzaid_ja2O paulista Adriano Buzaid (foto) será anunciado na próxima semana, provavelmente no dia 5, aqui e na Inglaterra, simultaneamente, como o novo piloto da T-Sport no Campeonato Inglês de Fórmula 3, inegavelmente o mais tradicional da categoria e cujo calendário indica a primeira rodada dupla para os dias 12 e 13 de abril, em Oulton Park. Ele competirá na classe principal do certame, a International. Dirigida pelo inglês Russell Eacott, ex-chefe de equipe da Portman Arrows de Fórmula 3000, a T-Sport fica exatamente ao lado da ex-equipe Honda de Fórmula 1, em Brackley (UK), e disponibilizará ao brasileiro um Dallara Volkswagen. Esse pacote técnico, aliás, é uma novidade na categoria e a T-Sport, tricampeã da classe B do Inglês (National), foi a primeira equipe a anunciar a parceria com a empresa alemã, ainda em novembro passado.

O plano de carreira de Buzaid já apontava para a Fórmula 3 Inglesa desde o ano passado. Para efetivá-lo, ele e seu empresário, o inglês Rick Gorne, trataram de manter contato com diversas equipes ao longo do ano e a escolha recaiu sobre a T-Sport, que em 2008 venceu quatro provas com o mexicano Sergio Perez, que concluiu campeonato da International em 4º lugar.

Gorne, aliás, é um profissional muito experimentado no automobilismo internacional. Foi diretor da Reynard, ao lado de Adrian Reynard, e ambos estiveram envolvidos na Fórmula 1 com a criação da BAR (originada da compra da Tyrrell e que depois foi incorporada pela Honda, esta mesma sem rumo definido até agora, após a retirada da gigante japonesa da categoria). Gorne chegou a deixar a empresa de chassi de competição para se dedicar integralmente ao projeto da Fórmula 1, mas retornou à Reynard para comandar a incorporação desta pela Lola, em 2002. Naquela fase, já atuava por sua empresa, fundada em 2000, a Goman Representation.

O contrato foi assinado nesta semana e Buzaid já confirmou a continuidade do apoio da Eucatex, empresa do setor de produtos para construção e acabamento de edificações residenciais e industriais, pertencente à família Maluf. Embora tenha preferido não revelar ao Diário Motorsport o valor do budget necessário, Buzaid antecipou que a Eucatex não cobre integralmente o valor da temporada, que é superior R$ 1 milhão.

O complemento deverá vir de outras empresas apoiadoras, cujas negociações seguem em curso, e de suas atividades profissionais. Apesar da pouca idade, o competidor já atua como Driver Coach, orientando jovens competidores não só nas pistas mas, principalmente, na escolha das categorias que melhor atendem as necessidade de seus orientados e negociando em nome deles junto às equipes.

buzaid_ja1Aos 20 anos, Buzaid já tem uma história no automobilismo internacional. É neto do ex-ministro Alfredo Buzaid e filho de Álvaro Buzaid, que competiu na Europa nos anos 80. Quando participou da Seletiva Tony Kanaan de Stock Jr., em 2006, na sede da fazenda do falecido Alcides Diniz, na região de Campinas (SP), Buzaid já manifestava que o seu intuito não era seguir a carreira de piloto de carros de turismo no Brasil, mas seguir para a Inglaterra e trilhar o caminho rumo a Fórmula 1.

De fato, seu projeto rumo ao Velho Continente teve início naquele mesmo ano, quando disputou o Inglês de Fórmula Ford. Ainda em 2006, com 18 anos, já participou de competições de Fórmula Renault na Inglaterra, categoria da qual faria parte em 2007 e 2008, correndo pela Fortec Motorsport. Na temporada passada, após cinco vitórias e seis poles, encerrou o Inglês de Fórmula Renault na 3ª colocação.

Mas foi pela Carlin Motorsport que Buzaid participou de uma rodada dupla em 2008, no National Championship. Sua estréia aconteceu em Donington Park com Dallara Mugen, nas etapas 21 e 22, obtendo as 3ª e 4ª posições, respectivamente. Constituiu-se na última etapa do certame que consagrou como campeões o espanhol Jaime Alguersuari (International Class) e o inglês Jay Bridger na National Class.

Ao alto, Adriano Buzaid comemorta uma de suas cinco vitórias na temporada 2008 da Fórmula Renault Inglesa; ao centro, na etapa de Silverstone

Fotos http://www.jakobebrey.com/renault/

buzaid_fota1Ao lado, com o Dallara Mugen da equipe Carlin, na última etapa do Inglês de 2008, em Donington

Foto http://www.fota.co.uk/

10 COMENTÁRIOS

  1. Estamos muito orgulhosos de sua atuação no automobilismo. parabens e temos certeza que voce chegará na Fórmula 1 .

    Voce é a continuação de seu tio e seu pai que tambem brilharam no Car- Race.Entretanto suas vitórias são fruto de seu talento

    Beijos tia Aidê e tio Ataliba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here