a2ec7334A decisão de Eduardo de Souza Ramos (foto), noticiada ontem aqui no Diário Motorsport, vai muito além de simplesmente não disputar o GP Cidade de São Paulo, primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, que será realizada no próximo domingo, em Interlagos. Na verdade, o piloto e empresário está, em definitivo, “pendurando o capacete”. Aos 65 anos, o fundador da Mitsubishi Motors do Brasil e presidente do seu Conselho informou hoje que “encerrei a minha participação em corridas de automóveis e rali”.

Na oportunidade, destacou a felicidade que sentiu, ao longo dos últimos nove anos, por ter participado de grandes eventos, vencido provas e campeonatos, “além do prazer que tive de dirigir alguns veículos maravilhosos”. Ele não descartou a possibilidade de “dar algumas voltas” daqui para frente, mas sem o envolvimento que teve até aqui.

Souza Ramos é um esportista por convicção. Apaixonado pelo automobilismo e iatismo, foi o responsável pela criação e desenvolvimento do rali Mitsubishi, fazendo da marca dos três diamantes a maior expoente do rali monomarca brasileiro.

A capacidade empreendedora e a postura ética no esporte só fizeram valorizar o conceito do cidadão Eduardo de Souza Ramos, ao longo dos anos, e não é mera coincidência essa retirada num momento delicado na indústria automobilística brasileira e mundial, setor que acumula queda de produção, redução nas vendas, férias coletivas e, por fim, demissões.

Embora não tenha verbalizado dessa forma específica, arrisco-me a dizer que o seu desligamento das pistas não está relacionado com a idade ou competitividade como piloto e de seu equipamento. Pelo contrário, sempre conseguiu andar entre os melhores. Entretanto, visto que tem pautado sua trajetória pela coerência, provavelmente tenha considerado meio sem sentido praticar um hobby enquanto se vê obrigado a adotar estratégias para enfrentar a crise que incluem, inclusive, demissões.

Na prática, a atitude tomada por Eduardo de Souza Ramos não deve ter reflexos no todo financeiro, porém, é repleta de simbolismo. Exemplo, até.

Foto Vinícius Nunes

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá Américo,

    Chegou o momento de parar, para o Souza Ramos. OK, ele certamente teve seus motivos para deixar de dar continuidade à sua exitosa carreira de piloto.
    No entanto, fica a pergunta feita por um fã da Equipe Old Boys : mas, apesar da decisão de não mais pilotar, por qual motivo o Souza Ramos “fechou” o seu time e “aposentou” os autos que tantas glórias deram a ele e a seu companheiro Leandro de Almeida? Porque a Old Boys não terá mais seus carros nas provas da Endurance?
    A Equipe Old Boys deveria, sim, manter-se ativa nas competicões da Endurance.
    Abracos amigo Américo.
    Nicodemo

  2. Fico muito triste com essa noticia. Tive a grata satisfação de trabalhar com Dr. Eduardo, como o chamava, era Boy, na Souza Ramos ( anos 70 ) e entregava os convites para participação de regatas. Paulo Cesar Alves. Fiquem atentos os Senhores Políticos pois é um ótimo nome para um Secretário de Esportes.

  3. PESSOAL NAÕ TENHO NADA CONTRA O EDUARDO EU NEM O CONHEÇO E FICO REALMENTE TRISTE POR ESSA NOTICIA .E A GRANDE CRISE MUNDIAL QUE TIROU O SONHO DE MUITOS ATÉ GRANDES EQUIPES DE FORMULA 1 É SÓ UM DESABAFO DE UM POBRE PAI SENTINDO NA PELE O SOFRIMENTO DE VER SEU FILHO PERDER 4 KILOS EM DIAS APÓS RECEBER A TRISTE NOTICIA POIS SEMPRE FOI MUITO DIFICIL PARA ELE SE MANTER NAS COMPETIÇÕES DURNATE ESSES TRÊS ANOS QUE ELE MESMO COSEGUIU COM PEQUENOS APOIOS DENTRO DO KART E EM 2008 ATÉ UM GRANDE APOIO PARA QUE ELE NÃO PARACE MESMO ANTES DESSA DEVASTADORA CRISE MUNDIAL GANHAR SEU CHASSIS E UM MOTOR PARA COMPETIR NA SUA ENTÃO NOVA CATEGORIA A JUNIOR MENOR E DISPUTAR PALMO A PALMO ,CURVA Á CURVA ATÉ A BANDEIRADA FINAL COM GRANDES PILOTOS MESMO NÃO PODENDO DANIFCAR SEU UNICO CHASSIS OBRIGADO E DESCULPEM PELO DESABAFO FELIZ 2009 A TODOS

  4. realmente é muito triste ver um alteta piloto e esportista parar sua carreira por opção propia aos 65 anos depois de ter participado de grandes eventos e varias vitorias e poder pilotar grandes maquinas caroos maravilhosos por sua propria vontade .O DURO MESMO E VER UM GAROTO QUE ACABA DE FAZER 13 ANOS PARAR COM SUA CARREIRA E SONHO E NÃO POR SUA VONTADE OU OPÇÃO, MESMO SE DEDICANDO DE CORPO E ALMA E FAZENDO O POSSIVEL E O IMPOSSIVEL E COM MUITO TALENTO ,MUITO MESMO MAIS É A VIDA E O QUE RESTOU PARA ELE DEPOIS DESSA CRISE É CONTINUAR PILOTANDO EM SEUS SONHOS QUANDO DORMINDO ,TOMANDO BANHO,INDO PARA ESCOLA E DESENHAR O QUE MAIS GOSTA EM SEUS CADERNOS ,AINDA BEM QUE NOS DIAS DE HOJE EXISTE O GAMES COMO O PS3 E DAR PARA CORRER VIRTUALMENTE COM COMPETIDOERS DO MUNDO INTEIRO VIA ONLINE COMO O JOGO PS3 DE FORMULA 1 2006 E SER UM DOS 10 MELHORES DO MUNDO ISSO MESMMO TER VARIOS RECORDES DE PISTAS E TRAVAR BELAS DISPUTAS COM OS GRINGOS E SER RESPEITADO POR ELES E MERECER TER EM SEU NOME ONLINE OU ID COMO É CONHECIDO O NOME RRA-seninha-RRA E O QUE RESTOU A ESSE PEQUENO BRASILEIRINHO QUE TAMBÉM SE APOSENTOU DAS PISTAS APARTIR DE 2009 NO KART

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here