Mesmo do alto de 52 vitórias e o tetracampeonato, Ferrari relegou Vettel ao posto de coadjuvante, mas o piloto permitiu que isso acontecesse
Por Américo Teixeira Junior

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter Facebook
Sebastian Vettel cumpre deprimente temporada de despedida na Ferrari, algo tão intenso que o frágil argumento do “contrato a cumprir” perde o sentido. Para além dos resultados fracos e da surra impiedosa que leva de Charles Leclerc, incorpora irritante passividade.
Só uma análise profunda dos últimos anos permitirá supor como – e quando – a “alma” de Vettel foi sugada pela Ferrari. Sim, concordo, falar em “alma” pode ser exagero, mas essa hipótese é pertinente, pois havia alma ali. E mesmo assim, quaisquer que sejam as conclusões, nada será o bastante sem conhecer a intimidade da Ferrari e do próprio piloto. Mesmo agora, quando Vettel passa a reclamar em público da situação, é reação tardia.
Como dizem os poetas, “depois da madrugada mais escura vem o amanhecer”. Dessa forma, coube a Lawrence Stroll o papel de “faroleiro” para guiar os caminhos de Vettel à luz. Mas ao iniciar a nova fase na Aston Martin Racing, Vettel tem de fazer muito mais do que ser o piloto talentoso que sempre foi e é.
Tem de se gostar um pouco mais, voltar a ser o sujeito de sua história, assumir a condução de seu destino. Tivesse agido assim após ser demitido de forma humilhante, não teria se metido na espiral descendente e destrutiva em que está hoje.
O Diário Motorsport é Jornalismo independente, investigativo, de opinião. Se você aprecia nosso trabalho, participe de nossas ações para que possamos continuar.
Capa/Destaque: Sebastian Vettel no GP de Portugal – Foto Ferrari Media (Portimão, Portugal, 25.10.20)
Eu também suspeitava. Mas agora tenho certeza. A análise técnica de Giorgio Piola sobre a evolução da Ferrari no GP de Portugal mostra com fotos que existem sim diferenças entre os carros (a Ferrari se esforça em ser antipática):
https://motorsport.uol.com.br/f1/news/f1-como-o-progresso-da-ferrari-foi-impulsionado-por-uma-ideia-antiga/4900560/?ic_source=home-page-widget&ic_medium=widget&ic_campaign=widget-1&nrt=54
Eu acho que a Ferrari está sabotando o Seb