Como ninguém tem mais tempo para ‘esconder o jogo’ na Fórmula 1, as 24 horas de pista aberta para testes no Bahrain foram usadas, na acepção da palava, para testar
Por Américo Teixeira Jr.
Depois de três dias de pré-temporada no Bahrain, a brilhante conclusão é a de que nada há para concluir. Embora todos os carros tenham apresentado avanços – sem que isso, nesse caso, seja sinônimo de qualidade – para a temporada 2025, nenhuma equipe mostrou algo revolucionário ou radicalmente diferente em relação ao ano passado. Seria surpreendente se acontecesse o contrário, pois o pacote técnico deste ano será aposentado para dar lugar ao novo regulamento, que mudará praticamente tudo a partir de 2026.
Perceptível que a atual campeã mundial de construtores, a McLaren comandada por Zak Brown, mostrou o MCL39 Mercedes-AMG um pouco mais eficiente do que Ferrari, Red Bull e Mercedes. Mas nenhuma delas muito melhor do que a outra. Assim, como terminou em 2024, existe um grau de equilíbrio que faz supor um início de Mundial bem parelho. Ou seja, nenhuma novidade.
O fundo do pelotão, mais conhecido 10ª fila – enquanto a Cadillac não vem -, está reservado para Sauber e Haas. Já o miolão do grid, habitados por aqueles que, em situação normal das quatro principais, só podem almejar, como “vitória”, o 9º posto, é uma salada mista.
Objetivamente falando, é ilação estabelecer uma ordem qualitativa entre Aston Martin, Williams, Alpine e Racing Bulls, mesmo com Carlos Sainz assinalando o melhor tempo, no cômputo dos três dias, com o Williams FW46. A explicação é simples e vale para o grid todo.
Em primeiro lugar, ninguém sabe ao certo o que cada um testou nesse período e em quais condições os tempos foram assinalados. Além disso, difícil avaliar quem está com o “carro na mão” ou se são exigidas mudanças imediatas, já agora para o GP da Austrália.
Por fim, só mesmo as lideranças técnicas de cada time podem dizer se a margem para desenvolvimento é maravilhosamente ampla ou ridiculamente reduzida. Portanto, é prematuro antever favoritismos ou fracassos. As dúvidas começarão a ser respondidas só no final de semana de 14 a 16 de março, em Albert Park. Até lá, qualquer um pode achar o que quiser.
Disparada, a principal novidade da temporada – e talvez de toda a história da Fórmula 1 – é a estreia de Lewis Hamilton na equipe Ferrari; na foto, o sete vezes campeão do mundo com o Ferrari SF-25 nos testes de pré-temporada no Bahrain (Foto Ferrari, 26.02.2025, Sakhir, Bahrain)