Nada de aposentadoria para Tony Kanaan em 2020

Um campeão precisa se despedir com festa e emoção, não com autódromo vazio

Por Américo Teixeira Junior

Tony Kanaan em Madison e, no destaque, o capacete decorado com as mãos dos quatro kanaanzinhos – Fotos James Black/IndyCar (Madison, IL, 30.08.2020)

Fossem esses dias normais, Tony Kanaan seria hoje um piloto aposentado da IndyCar. Não que representasse o término de sua carreira, pois aos 45 anos e no melhor da forma, o “bom baiano”, como dizia o saudoso Luciano do Valle, ainda tem muita lenha para queimar.

Mas como a dita normalidade é algo do passado e talvez nunca mais volte, é plenamente aceitável que planos sejam adiados. Casamentos, viagens, confraternizações, novos negócios, ampliação da família, tantos enfim, ficaram para depois. Então, por que não adiar a aposentadoria de um dos melhores e mais carismáticos pilotos de todos os tempos?

Inconcebível imaginar, por exemplo, uma despedida no Indianapolis Motor Speedway sem público. Após tanto realizar, conquistar e emocionar, não seria justo encerrar um ciclo tão importante sem a presença daquela multidão que sempre o acompanhou.

Há casos absolutamente geniais de moças e rapazes, quase crianças ainda, que entraram na fila para um autógrafo no final dos anos 90 e continuam a fazê-lo, mas agora acompanhados dos cônjuges e filhos. E a senhora, hoje uma fofa vovozinha, que exibiu os cabelos se esbranquiçando ao longo de duas décadas, sempre na mesma fila?

Além disso, ao entrar 2021 com a disposição de continuar acelerando nos ovais, Tony Kanaan – e também Helio Castroneves se enquadra no mesmo contexto – adia o choque de realidade, que infalivelmente virá, principalmente para quem o viu criança e hoje enxerga o pai de família.

Claro que o tempo passou! Mas alguns episódios são arremessados com violência em nossos rostos, como que impedindo qualquer distração com o calendário. Certos acontecimentos, embora inevitáveis, doem. Então, sejamos francos, se pode doer amanhã, por que vamos permitir que doa hoje?

Isso mesmo, meninos, adiem!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *