É a primeira vez que o Mundial de Kart Rotax acontece na América do Sul, tendo sido assegurado por gestões do ex-presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, e Giovanni Guerra, representante do Brasil na CIK-FIA

Por Américo Teixeira Junior

De hoje até sábado, em Conde (PB), acontecem as disputas do Mundial de Kart Rotax, oficialmente intitulado Rotax Max Grand Finals 2018. O Kartódromo Paladino, único atualmente homologado internacionalmente para receber um evento desse porte, abriga desde sábado 372 pilotos oriundos de 53 países, representando os cinco continentes.

A principal característica do Mundial de Kart Rotax é que só participam pilotos que se destacaram nas competições da marca austríaca de motores espalhadas pelo mundo. Assim, somente campeões e vice-campeões disputam o título principal em suas seis categorias: 125 Micro MAX  (8-11 anos de idade), 125 Mini MAX  (10-13 anos de idade), 125 Junior MAX  (12-15 anos de idade), 125 MAX  (14 anos de idade ou mais), 125 MAX DD2 Masters  (15 anos de idade ou mais) e 125 MAX DD2 Senior  (32 anos ou mais).

O Brasil tem representantes em todas as categorias. São eles: Rafael Reis, Leonardo Reis, Vinícius Kwong, Adilson Junior, Fernando Guzzi, Lucas Zacante Souza, Antonio Pizzonia, Michel Aboissa, Felipe Bartz, Pedro Barroso, Nicolas Giaffone, Arthur Daletese Gama, João Pinheiro, Murilo Rocha Vieira, Fabrício Rodriguez, Vinícius Tessaro, Giuliano Raucci e Guilherme Peixoto.

Todos os recebem gratuitamente o mesmo pacote técnico, composto por chassi, motor e pneus, de acordo com as características das respectivas categorias. A motorização é toda Rotax, assim como os pneus alemães Mojo. No quesito chassi, as marcas Praga, da República Tcheca, a italiana Birel  Birel Art e a francesa Sodikart são as fornecedoras.

O treinos começaram nesta segunda e seguem por toda a a manhã de quarta-feira, dia de Qualifying. Quinta e sexta serão dias de baterias classificatórias e as finais acontecem no sábado.

Aspecto do gigantesco galpão destinado ao trabalho de todos os participantes do Mundial Rotax de Kart (Fotos Rotax Media)

Relação de Inscritos

MICRO

MINI

JUNIOR

DD2

Senior

Masters

Compartilhar

Muito obrigado por participar. Forte abraço, Americo Teixeira Jr.