Lotus 97T Renault EF 1,5L V6 Turbo

John Player Special Team Lotus

Ano: 1985
Chassi: 97T
Motores: Renault EF4 e EF1 5 1,5L V6 Turbo
Pneu: Goodyear
Fundador: Colin Chapman (Inglaterra)
Chefe de equipe: Peter Warr (Inglaterra)
Projetista: Martin Ogilvie (Inglaterra)
Diretor Técnico: Gerald Ducarouge (França)

Observações:

Projetado pelo inglês Martin Ogilvie, sob a direção técnica do francês Gerald Ducarouge, o 97T tem sua história intimamente ligada a Ayrton Senna, pois foi com esse modelo que o brasileiro estreou na Lotus em 1985, seu segundo ano de Fórmula 1, e com ele obteve suas duas primeiras vitórias na categoria. Foram nos Grandes Prêmios de Portugal e Bélgica. O chefe da equipe era Peter Warr, que assumiu a Lotus após a morte do fundador Colin Chapman no final de 1982. Warr, aos 72 anos, faleceu neste dia 4 de outubro último, na França, de ataque cardíaco.

O 97T foi também o primeiro Lotus da era turbo a vencer corridas. Além das duas de Senna, Elio de Angelis faturou a etapa de San Marino, em Imola (Itália). Naquela temporada foram usadas duas versões do turbo Renault, o EF4 e o EF1 5. Até então, a última vitória da equipe Lotus, ainda sob a tutela de Colin Chapman, ocorrera no Grande Prêmio da Áustria de 1982, com de Angelis, no modelo 91 equipado com o motor Ford Cosworth DFV 3.0L V8.

2 Comments

  1. Luiz Paulo Farahildes 19 de março de 2013 at 10:29

    No meu ponto de vista, o carro mais bonito da F1.

    Reply
  2. Flavio Perillo 21 de outubro de 2010 at 9:06

    Alguém sabe dizer por onde anda Gerard Ducarouge?
    Abraços

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *