Para além de sua história pessoal, o piloto inglês vem demonstrando sensibilidade incomum ao seu meio profissional

Por Américo Teixeira Junior

A “revolução Hamilton” começou com seu estilo pessoal, dentro e fora das pistas (Foto STEVE ETHERINGTON/Mercedes AMG F1)

Lewis Hamilton é hoje um dos esportistas mais populares do mundo e não está sozinho. Há tantos e tantos maravilhosos e maravilhosas atletas encantando multidões, independentemente da modalidade. É claro que o piloto inglês conquistou esse status com marcas volumosas na Fórmula 1, mas esses números, se vistos isoladamente, não têm a importância que fazem supor. O fato realmente valioso é que o agora hexacampeão aproveita a visibilidade planetária para lançar luzes para assuntos incômodos para os politicamente corretos da esfera esportiva.

Negro, bonito, rico e famoso. Se essas características já fazem torcer as tripas de racistas explícitos e enrustidos, uma elite desavergonhada se rasga de ódio quando o campeão antecipado de 2019 encara o discurso contra o racismo e os preconceitos sociais manifesta preocupação com o meio ambiente e exalta liberdades individuais.

Na pista, Lewis Hamilton é manifestação de talento num grau tão elevado que extasia quem o vê, mas sejamos honestos com quem nos lê. Se os números de Hamilton são fabulosos, em certa medida são hiper-valorizados, assim como os de Michael Schumacher. O motivo é uma Fórmula 1 distópica, quase sempre distante do ideal de disputa. Nada disso, porém, o descredencia a ocupar o posto que é seu por merecimento.

Mas o que realmente o coloca na condição de ser o maior de todos os tempos é essa capacidade de ser genial no seu ofício e, ao mesmo tempo, sair da bolha confortável de uma espécie de mundo paralelo. A coragem de clamar por justiça e igualdade é algo sem similaridade no automobilismo e, dessa maneira, Lewis Hamilton está credenciado a ser o grande porta-voz de uma revolução, a de fazer o esporte, mesmo em sua manifestação mais elitista, voltar-se para o mundo real.

Foto Destaque de WOLFGANG WILHELM/Mercedes AMG F1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here