26032006_helinho_homestead_mcjrPelo quinto dia útil consecutivo, os jurados estão novamente deliberando sobre o caso no qual o piloto brasileiro Hélio Castroneves, sua irmã Katiúcia Castroneves e o advogado Alan Miller são réus. Novamente o juiz Donald Graham iniciou o dia dando explicações sobre as leis tributárias dos Estados Unidos, corroborando o que vem sendo evidenciado desde a última sexta-feira, quando os jurados se reuniram pela primeira vez. Os membros do júri estão com dificuldades para entender todo esse emaranhado legal que é a base do confronto entre defesa e promotoria. Este permanente estado de dúvida foi considerado pela defesa de tão modo alarmante que, na terça-feira, os advogados Roy Black e Howard Srebnick chegaram a apresentar de um recurso chamado “mistrial”, que nada mais é do que solicitar o cancelamento do julgamento e a convocação de um corpo de jurados mais capaz de chegar ao veredito.

O juiz não apenas recusou como também, de acordo com informações da agência de notícias internacional Associated Press, manifestou seu descontentamento por considerar que a defesa estava tornando o processo mais “complicado”. O fato é que, até aqui, nenhum dia passou sem que fossem necessários esclarecimentos ao júri. Se essa quinta-feira for uma exceção, talvez tenhamos um veredito.

Foto Miguel Costa Jr.

2 COMENTÁRIOS

  1. É verdade…olhem só o que uma fã de Indianápolis mencionou no blog do Helinho (www.heliocastroneves.com) com tamanha simplicidade que é espantoso continuar com esse julgamento…
    Segue uma leve tradução das palavras dela: ‘se o próprio júri não entende as leis tributárias americanas, (e eu complemento: depois de tantos dias de esplanações…), como que o Helio iria entender essa confusão toda que elas são, sendo que ele não falava, tão pouco entendia o inglês, em 1999 muito bem…e ela ainda deixou uma pergunta no ar: como que era o inglês do Helinho em 1999?’ Sendo que os jurados são pessoas selecionadas pelo juiz e cidadãos americanos…
    Realmente…é algo sem muito nexo…
    É ridícula essa manifestação do juiz, porque pelo visto, a defesa solicitou um corpo de jurados mais instruido ou algo do gênero, e não, simplesmente, o cancelamento do processo (que seria o melhor, né…)
    E pior que o Hélio e a família dele têm que passar por tudo isso… E os nervos que agüentem!!!

    • Querida Tina

      Muito obrigado por sua participação no Diário Motorsport. Não apenas por sua torcida pelos Castroneves, que também é nossa, mas também por contribuir com informações para os nossos Leitores.

      Seja sempre muito bem-vinda!

      Abração,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here