Fotos em Alta Resolução do Ford Falcon que será usado por Helio Castroneves na Austrália
(Terça-feira, 19 de outubro de 2010) Helio Castroneves terá nesta quarta-feira, 20, o primeiro contato com o Ford Falcon FG que utilizará na prova ARMOR ALL GOLD COAST 600, neste final de semana, no traçado urbano de Surfer’s Paradise, estado australiano de Queensland. Nesta etapa do V8 Supercars Championship Series, o piloto do Team Penske de Fórmula Indy terá como companheiro de equipe o australiano Tim Slade na Wilson Security Racing.
No treino extra, os pilotos estrangeiros convidados aproveitarão a oportunidade para conhecer as equipes e os carros. A prática acontecerá durante todo o dia no circuito Queensland Raceway, misto permanente de 3,2 km de extensão, distante 100 km de Surfer’s Paradise, local da prova.
O carro de Castroneves é um chassi monobloco equipado com motor V8 de 5 litros e potência estimada de 635 cv, limitada ao máximo de 7.500 RPM. Sem o piloto, o peso mínimo é de 1335 kg e a capacidade total do tanque de combustível é de 120 litros. Alcança 294 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3s8. Todos os carros utilizam pneus Dunlop e combustível E85, mistura de 85% de etanol de cana-de-açúcar e 15% de gasolina sem chumbo.
Castroneves é o único piloto brasileiro inscrito, ao lado dos demais convidados internacionais, que são: Alan Menu, Alex Tagliani, Andy Priaulx, Dario Franchitti, David Brabham, Fabrizio Giovanardi, Gianni Morbidelli, Jacques Villeneuve, Mika Salo, Patrick Long, Ryan Briscoe, Scott Dixon, Scott Pruett, Sebastien Bourdais, Tiago Monteiro, Will Power e Yvan Muller.
Formato da Prova
A sexta-feira, 22, será dedicada aos treinos livres, num total de quatro sessões cronometradas de 40 minutos cada. Serão disputadas duas provas, de 300 km cada, uma no sábado e outra no domingo. Ambas serão antecedidas por uma sessão de qualifying de 30 minutos e apenas no sábado haverá uma adicional, denominada Top 10 Shootout, que é uma espécie de Super Pole com os dez mais rápidos da primeira fase de classificação.
Será a segunda experiência de Castroneves em competição longa com carros de Turismo. Antes, em 2006, havia disputado e vencido a Mil Milhas, em Interlagos, com Aston Martin DB9R ao lado de Nelson Piquet, Nelson Angelo Piquet e Christophe Bouchut. Nos Estados Unidos, ele também competiu em provas do IROC (International Race of Champions).
A programação da ARMOR ALL GOLD COAST 600 é a seguinte (HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO):
Quinta-feira, 21
22h15 às 22h55 – Treino Livre 1 (40 minutos)
23h45 às 00h25 – Treino Livre 2 (40 minutos)
Sexta-feira, 22
01h40 às 02h20 – Treino Livre 3 (40 minutos)
02h50 às 03h30 – Treino Livre 4 (40 minutos)
21h35 às 22h05 – Qualifying Corrida 1 (30 minutos)
22h50 às 23h20 – Top 10 Shootout (Uma Volta)
Sábado, 23
01h35 às 04h15 – Corrida 1 (300 km)
23h00 às 23h30 – Qualifying Corrida 2 (30 minutos)
Domingo, 24
01h35 às 04h15 – Corrida 2 (300 km)
Obs.: Clique aqui e veja a programação no horário original australiano.
Helio Castroneves Imprensa/Press
Fotos Alta Resolução/Images High Resolution
Armor All Gold Coast 600 de 2010
Contatos/Contacts
Press www.diariomotorsport.com.br/castroneves
Helio Castroneves www.heliocastroneves.com
Twitter www.twitter.com/h3lio
Media [email protected]
Links
Team Penske: www.penskeracing.com
Indycar: www.indycar.com
V8 Supercars: http://www.v8supercars.com.au/
Armor All Gold Coast 600: http://www.goldcoast600.com.au/
Wilson Security Racing: http://www.wilsonsecurityracing.com.au/
Assessor de Imprensa do Piloto Helio Castroneves no Brasil
Press Officer
Américo Teixeira Jr. (MTB 18.702) – 55 19 9749-8111 – [email protected]