Começa nesta quarta-feira, 24, o Open Test da temporada 2010 da Fórmula Indy. Programada para dois dias, a prática coletiva será realizada no Barber Motorsports Park, em Birmingham, no Alabama (USA), e única antes do início do campeonato em São Paulo, nos dias 13 e 14 de março.
Como algumas negociações estão em curso final e outras concretizadas quase que ao “apagar das luzes”, a presença brasileira neste misto permanente, sede da terceira etapa da temporada 2010, será aquém daquela a ser vista em São Paulo. Nesse sentido, já estão confirmados Helio Castroneves (Team Penske), Tony Kanaan (Andretti Motorsport), Vitor Meira (A.J. Foyt Interprises) e Raphael Matos (De Ferran Luczo Dragon Racing).
Além deles, Ana Beatriz Figueiredo já tem presença garantida na São Paulo Indy 300, pois assinou contrato para a prova paulista com a Dreyer & Reinbold Racing (D&R), que já conta com os ingleses Justin Wilson e Mike Conway. Embora já esteja nos Estados Unidos se preparando para estrear na equipe, não houve tempo para que ela participasse dos testes coletivos. Assim, terá seu primeiro contato com o Dallara Honda da D&R ainda nesta semana, mas na sexta e sábado (27 e 28 de fevereiro), em Sebring, na Flórida.
Esperava-se para ontem o anúncio do acordo entre Mario Romancini e a equipe Conquest Racing, já concretizado. Assim, embora o nome do brasileiro não estivesse ainda relacionado entre os inscritos do Open Test (até o fechamento desta matéria), a equipe do belga Eric Bachelart surge com o nº 34 e o carro deverá ser usado por Romancini já no Alabama. Já Mario Moraes, Nelson Merlo e Jaime Câmara ainda buscam fechar os acordos para correr na Marginal Tietê acima dos 200 km/h, sem correr risco de multa.
A relação completa dos participantes do Open Test é a seguinte:
#5 Takuma Sato – KV Racing Technology