Rafael Câmara, Emerson Fittipaldi Junior e Nicholas Monteiro disputarão a terceira rodada tripla do campeonato

Por Américo Teixeira Junior

Rafael Câmara lidera a classificação geral e o campeonato de rookies da Fórmula 4 da Itália (foto ASI Sports)

Muita gente realizará o sonho de correr em Spa-Francorchamps neste final de semana, durante a terceira etapa do Campeonato Italiano de Fórmula 4 by FIA. Seja pela primeira vez, como serão os casos de Emerson Fittipaldi Junior e Nicholas Monteiro, ou a revisitando, como fará Rafael Câmara, fato é que a pista belga é um dos marcos históricos do automobilismo, uma verdadeira “universidade” para os jovens talentos. E na F4 da Itália, como de resto nas demais ramificações da categoria, incluindo a brasileira, não faltam meninas e meninos com muita vontade de vencer.

Liderado pelo brasileiro Rafael Câmara, 17, após Imola e Misano, o certame tem 38 pilotos inscritos, representando 23 países, segundo informa o Automobile Club d’Italia. Para o vice-campeão mundial de kart, Spa não é propriamente uma novidade, pois estreou em abril, na etapa de abertura do Alemão da categoria, acumulando uma vitória e dois 2º lugares.

No Italiano, Câmara vem liderando o time da Prema Powerteam, que no conjunto das duas rodadas triplas obteve quatro vitórias. Faturou a primeira corrida em Imola e a terceira em Misano. As outras duas da equipe liderada pelo italiano Angelo Rosin foram conquistadas por Andrea Kimi Antonelli, bolonhês de 16 anos. As exceções foram o irlandês Alexander Dunne, 15, e o polonês Kacper Sztuka, 17, ambos pela US Racing, da Dinamarca.

Já os brasileiros Emerson Fittipaldi Junior e Nicholas Monteiro a oportunidade de conhecer as retas e curvas no lendário circuito. Emminho tem sua carreira conduzida por seu pai, o bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi. Aos 15 anos, integra o quinteto da equipe holandesa Van Amersfoort Racing e estreou nos pontos na prova inaugural de Misano.

No caso de Nicholas, 16, não será apenas sua estreia em Spa-Francorchamps, mas no automobilismo europeu. O piloto da Fórmula 4 brasileira pela equipe TMG Racing disputará essa etapa e a de Vallelunga, marcada para os dias 1, 2 e 3 de julho, pela equipe CRAM Motorsport. Apesar disso, segundo Alexandre Monteiro, seu pai, o objetivo é ampliar essa participação na Europa, sem deixar de competir no campeonato promovido pela Vicar.

Depois de participar das rodadas de Imola e Misano com o objetivo de adquirir experiência, o líder da Fórmula 4 Brasil, Pedro Clerot, não participará da prova em Spa. Aos 15 anos, o piloto da Full Time Sports se dedicará prioritariamente ao campeonato brasileiro da categoria.

Sempre no horário de Brasília, as corridas acontecem no sábado (9:00) e domingo (04:40 e 12:25) e pode ser vistas no Youtube e Facebook da Fórmula 4 Itália.

Fittipaldi Emerson Jr. corre pela equipe holandesa Van Amersfoort Racing (Foto ACI Sports)

Capa/Destaque: Rafael Câmara (88) tem duas vitórias na Fórmula 4 Italiana 2022 (Foto Prema Powerteam)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here