A eleição será disputada na primeira quinzena de janeiro próximo

Por Américo Teixeira Junior

Aos 71 anos, Paulo Gomes inicia com disposição a campanha para presidente da CBA – Fotos DUDA BAIRROS/VICAR

Falta praticamente um ano para a eleição à presidência da Confederação Brasileira de Automobilismo, mas a movimentação nos bastidores é tão intensa que o primeiro candidato já é conhecido: Paulo de Melo Gomes.

Na condição de um dos mais vitoriosos e carismáticos pilotos do automobilismo, Paulão inicia agora em janeiro os trabalhos com o apoio de pilotos, ex-pilotos e demais profissionais do esporte a motor. O pai dos pilotos Pedro e Marcos Gomes bateu o martelo ontem (quinta, 16) sobre a candidatura.

O multicampeão brasileiro tomou essa decisão após ouvir, há tempos, diversos segmentos do automobilismo. Ele sabe que há muito trabalho pela frente e etapas estatutárias a cumprir, mas está muito animado em enfrentar o que vem pela frente. Paulão conhece em certa maneira o funcionamento da entidade, pois chegou a ocupar o cargo de diretor de marketing na gestão Cleyton Pinteiro.

Articulação política

A chapa só precisará ser inscrita entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro, dependendo da data marcada para a eleição. De acordo com o calendário estabelecido pelo Estatuto da CBA, as candidaturas têm prazo de até cinco dias após convocação, para a Assembleia Ordinária Eletiva, por meio da publicação do edital, que tem de ocorrer até 45 anos da data da eleição.

A chapa liderada por Paulo Gomes terá de ser apadrinhada, no ato da inscrição, por 20% das federações com direito a voto. Se a eleição fosse hoje, seriam necessários quatro endossos federativos. Esse número poderá variar para mais ou para menos, dependendo do colégio eleitoral disponível no fim do ano. Não necessariamente essas entidades estaduais estariam se comprometendo a votar no ex-piloto, mas permitindo que seu grupo participe da disputa.

Apesar desse caráter objetivo, trata-se de uma intrincada operação política, E sem essa espécie de apresentação formal, a chapa ficaria alijada de fundamento legal para existir oficialmente. Sobre esse aspecto, Paulão está otimista em função de entendimentos mantidos com algumas federações.

Por tudo isso, pode parecer muito tempo ainda para a eleição, mas na verdade não o é. Será uma empreitada na qual Paulo Gomes, o Homem dos 30 Títulos, terá de mostrar fora das pistas a mesma eficiência demonstrada por décadas atrás do volante.

6 COMENTÁRIOS

  1. Este sistema de eleição adotado, permite que até federações inadimplentes tenham direito a voto, por este motivo o Piloto e Empresario Milton Sperafico foi derrotado nas ultimas eleições, o que foi uma grande oportunidade de recomeço perdida. então chegou a hora de fazermos a grande mudança que o automobilismo pede, Toda s nossa torcida pelo Paulão,

  2. Acontece que sempre os mesmos estão nos cargos das federações, meia dúzia é quem manda. Está na hora de mudar e não deixar o automobilismo brasileiro morrer. Precisamos dos pilotos que entendem do assunto para tomar conta e Não políticos.

  3. Está semana vi que houve eleição na Federação Paulista. Os mesmo que já lá estavam, quando trabalhei na CBA em 1977/1981, foram eleitos. Que renovação heim, em mais de 40 anos. Só trocam os cargos.

    E ainda acham que o automobilismo no Brasil vai avançar.

  4. Terá o apoio de grandes nomes do automobilismo nacional, Grande nome para retomar o verdadeiro automobilismo Brasileiro.
    O Brasil está mudando, CHEGA DOS MESMOS !!!!
    CAMPANHA ABERTA, PILOTADA VAMOS LÁ !!!!!

    • Pingo, o problema é o mesmo que da FASP, como vc deve bem conhecer e sentiu na pele. Paulão vai precisar de apoio das federações.

      Não existe a possibilidade de chapa independente e piloto não vota. CBA é eleita pelas Federações que são eleitas pelos clubes. Pelo que sei, a grande maioria dos clubes no Brasil que tem direito a voto tem “donos”. Os presidentes dos clubes não são eleitos pelos pilotos.

      Circulo vicioso de uma ponta a outra para manter sempre os mesmos no poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here