Por Américo Teixeira Junior – Treinar, treinar e treinar. Não há outro caminho para o aprendizado de um jovem talento. É na exaustiva experimentação que as “pedras brutas” do esporte são “lapidadas”, seja em treinos oficiais ou particulares. É um pecado não fazê-lo e o Brasileiro de F3 não comete esse pecado.

Claro que é necessário ter um budget que permita isso, mas de outro modo não é possível cumprir os objetivos de uma categoria escola. Formar pilotos se torna uma tarefa inglória se as atividades são restritas aos fins de semana de corrida. Esse formato até pode ser justificado em função de custos, mas não funciona quando analisado unicamente sob a ótica da evolução do piloto.

Gente como Dárcio dos Santos, Augusto Cesário, Rogério Raucci e muito outros não apenas sabem disso, mas também colocam esse conceito básico em prática. Prova disso é o piloto Matheus Muniz, que passou três dias de Carnaval treinando em Santa Cruz do Sul (RS), com o Dallara F309 Berta da equipe Prop Car Racing e repetirá a dose nos próximos dias no Velopark. Muniz irá esse ano para a categoria principal, depois de disputar em 2015 a Light.

A multicampeã Cesário F3 está nessa mesma balada e já agendou treinos para os dias 18 e 19 de fevereiro, também no Velopark. Os nomes da próxima temporada serão definidos nos próximos dias pelo time que foi defendido até o ano passado pelo bicampeão Pedro Piquet.

Já a RR Racing cumpriu uma parte da programação de testes e vem mais pela frente. O piloto Luiz Branquinho comporá a equipe ao lado de Leonnardo Raucci e Leandro Guedes, esse último na Light. Semana que vem os três pilotos treinarão no Velopark e, na sequência, seguirão para Londrina e Goiânia.

O calendário completo é o seguinte:

09 e 10.04 – Velopark (Nova Santa Rita, RS)
04 e 05.06 – Santa Cruz do Sul (RS)
16 e 17.07 – Cascavel (PR)
10.11.09 – São Paulo (SP)
26 e 27.09 – Londrina (PR)
15 e 16.10 – A definir
05 e 06.11 – Goiânia (GO)
10 e 11.12 – São Paulo (SP)

Foto Capa/Destaque: RF1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here