Caio Collet e João Vieira iniciam a pré-temporada em Magny-Cours

Por Américo Teixeira Junior

Com status de estreantes na categoria de base da montadora francesa, o paulista Caio Collet e o tocantinense João Vieira iniciam nesta terça-feira, 5, a pré-temporada da Formula Renault Eurocup. Serão três dias no Circuito Nevers Magny-Cours, formato que se repetirá no Circuito de Paul Ricard (de 15 a 16 de março). A fase de testes terminará em abril (2 e 3) no Circuito da Catalunha.

Às vésperas de completar 17 anos (aniversaria em 3 de abril), Caio Collet cumprirá sua segunda temporada em monopostos. Na primeira, em 2018, foi campeão francês de Fórmula 4 e desde janeiro faz parte da cobiçada Renault Sport Academy. Competirá pela A-ace GP, equipe francesa campeã no ano passado com o piloto inglês Max Fewtrell.

Com 21 anos completados em novembro, João Vieira está retornando ao automobilismo europeu depois de dois anos de ausência. Ele correu por três anos consecutivos no Italiano de Fórmula 4, a partir de 2014, todos pela equipe Antonelli Motorsport. Retornou ao Brasil por falta de patrocínio e passou 2017 e 2018 buscando recursos para a retomada da carreira, que se dá agora pela equipe JD Motorsport, da Itália.

NOVO CARRO

O shakedown em Cremona foi debaixo de muita chuva.

Ambos terão o primeiro contato com o novo carro da categoria, o FR-19. Trata-se de um chassi construído pela italiana Tatuus, já contendo o Halo e os painéis laterais de anti-intrusão.

O motor 1.8L turbo da Renault atinge 270 cv na preparação executada pela Oreca, da França. Os pneus sul-coreanos Hankook são os oficiais da Fórmula Renault Eurocup, cuja temporada oficial começa nos dias 14 e 15 de abril, em Monza.

Na prática desta semana, nem todos os carros estarão prontos, de modo que alguns dos 17 pilotos inscritos, representando sete equipes, estarão dividindo cockpits ou utilizando o carro de testes da Tatuus, chassi este que fez parte do grupo de oito que fez shakedown no dia 30 de janeiro no circuito italiano de Cremona.

De lá para cá, os chassis adicionais às equipes passaram a ser entregues, mas nem todos estarão na pista francesa a partir desta terça-feira.

Fotos: Renault Sport, FG Com e Italian F4 Media
Compartilhar

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda continuamos acreditando no jovem piloto tocantinense, JOÃO VIEIRA, como sendo a grande esperança do Brasil para Fórmula Um.

  2. Esse menino João Vieira é um excelente piloto. Desde o kart, sempre foi muito bom.
    Vamos torcer para que o Brasil deslanche nas categorias de base!!

Muito obrigado por participar. Forte abraço, Americo Teixeira Jr.