O jornalista Américo Teixeira Jr. (foto) estará lançando em breve o website http://www.diariomotorsport.com.br. Trata-se de um novo espaço para falar do automobilismo de competição, sob a responsabilidade de um profissional que começou a atuar no setor e nunca mais parou. Depois de um período como assessor de imprensa, há dez anos tem atuado como editor de revistas especializadas.
Na fase como assessor, esteve realizando trabalhos para Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Hélio Castroneves, Felipe Giaffone, Zequinha Giaffone, Gualter Salles, Nilton Rossoni, entre outras grandes pilotos que tanto fizeram – e fazem – pelo Brasil no automobilismo local e internacional.
Já a partir de 1998 assumiu a chefia da revista Racing até 2002. Em seguida, no início de 2003, passou a atuar na área de comunicação da Confederação Brasileira de Automobilismo, convidado que foi pelo presidente Paulo Scaglione. Na CBA, criou a Motorsport Brasil, revista oficial lançada em dezembro do mesmo ano e da qual é o editor chefe até hoje.
O Diário Motorsport tem como objetivo ser um canal de informação diferenciado. Sites de excelente qualidade existem no Brasil e dão conta do recado com a atualização de minuto a minuto. Nesse quesito, seria incorreto não destacar o trabalho realizado por sites como Grande Prêmio (http://www.grandepremio.com.br), Speed On Line (http://www.speedonline.com.br), Crono Speed (http://www.cronospeed.com.br), Auto Racing (http://www.autoracing.com.br), Speed Racing (http://www.speedracing.com.br), entre outros. O objetivo, porém, é o de poder publicar matérias, sempre que possível, inéditas.
Não se trata de uma tarefa fácil e tampouco tem o caráter de substituir as atividades em publicações impressas do jornalista, que continua à frente da revista oficial da CBA e, como ele mesmo faz questão de repetir, “tenho a honra de fazer parte da equipe de confiança do presidente Paulo Scaglione”. É, sim, um somatório e resultado da experiência adquirida no Blog do Américo (http://americoteixeirajr.blogspot.com), que continua sendo atualizado quase que diariamente, enquanto o Diário Motorsport passa por essa fase de implantação.
“Por editar uma revista bimestral, além do cargo de assessor de imprensa que exerço na CBA, manuseio diariamente muitas informações, mas que acabam se perdendo pela periodicidade da Motorsport Brasil. O Diário Motorsport será o destino natural dessa demanda”, explicou o jornalista, que acrescentou não ser “mera coincidência, muito pelo contrário”, o nome do website e o seu logotipo.
Embora sem uma data prevista para entrar em funcionamento definitivo, o jornalista dá uma de Nick Fry e anuncia para “breve” o lançamento do novo dono da Honda, ou melhor, digo, o lançamento do Diário Motorsport.
Foto: Vinícius Nunes/http://www.jvphotoracing.com