O Barber Motorsports Park é o primeiro misto permanente da temporada 2010 da Indy e recebe neste domingo, 11.4, o evento inaugural da categoria na cidade de Birmingham, estado norte-americano do Alabama. Intitulada Indy Grand Prix of Alabama presented by Legacy Credit Union, a terceira etapa do campeonato será disputada em 75 voltas no circuito de 3.800 metros e composto por 17 curvas. Pela novidade, há de se supor que ninguém envolvido com a Indy Racing League tenha sentido o gostinho de vitória no Alabama. Certo? Errado!
Apesar de receber a Indy pela primeira vez neste final de semana para uma prova oficial (já o fizera antes nos testes da pré-temporada, em fevereiro), o complexo automobilístico teve sua origem há 22 anos. Tudo começou em 1988, quando foi fundado o Barber Motorsports Vintage Museum com os carros da coleção particular do empresário George Barber. Dono do Barber Motorsport Park, ele é um entusiasta do automobilismo e vencedor de mais de 60 corridas com carros históricos restaurados.
A criação de um autódromo permanente passou a ser o principal foco da ampliação do parque e o objetivo foi concretizado em janeiro de 2003. O primeiro evento foi uma prova da Grand-Am Sports Cars Series, em maio do mesmo ano. Nos seguintes, as portas se abriram anualmente para provas da Grand-Am e Superbike. Embora nenhum dos atuais pilotos da Fórmula Indy tenha vencido corridas no circuito, dentre suas equipes a Chip Ganassi Racing já faz parte do quadro de organizações vencedoras desde 2008, quando faturou uma etapa da Grand-Am com Scott Pruett e Memo Rojas.
