dm-16032009-cleyton-pinteiroO dirigente pernambucano Cleyton Pinteiro (foto) assumiu hoje, no Rio de Janeiro, a presidência da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), ocupada até ontem por Paulo Scaglione. São vários os desafios que aguardam o novo ocupante da rua da Glória, 290, 8º andar, pessoa que se caracteriza pelo bom humor e descontração. O primeiro deles é tornar-se uma figura familiar da comunidade brasileira do automobilismo. Embora tenha estado por 15 anos na Federação Pernambucana de Automobilismo e mais oito na CBA, como vice-presidente de Scaglione, ainda é pouco conhecido.

O outro fator será o de impor a sua marca e diferenciar a sua gestão (denominada “Por uma CBA de Verdade”) da recém-encerrada “Novos Tempos Novos Rumos”. Será enorme o trabalho que Pinteiro e seu grupo terão para simplesmente manter funcionando o que Scaglione construiu e deixou em pleno funcionamento. Assim, o novo mandatário terá de apresentar um grau maior de eficiência para se sobressair positivamente.

Por último, terá de conviver com um fato concreto de sua eleição. Seu grupo promoveu uma mudança estatutária faltando um mês para o pleito, facilitando sua eleição em chapa única, visto que Scaglione preferiu não registrar a sua. Aproveitando-se da maioria numérica na Assembléia Geral Extraordinária de 8 de dezembro de 2008, Pinteiro conseguiu derrubar o voto proporcional que vigorava desde 1º de janeiro de 2001 no estatuto da CBA.

Este item estabelecia pesos diferenciados, entre zero e seis, para as federações associadas. Esses índices eram determinados, entre outros fatores, pelo número de pilotos em atuação, eventos realizados, modalidades em curso, legalidade dos clubes e correção nas contas da federação.

Assim, por exemplo, as duas maiores federações nacionais, a paranaense (com 1722 filiados ou 19,91% dos 8647 registrados em 2008) e a paulista (1686 ou 19,50%) passaram a ter peso 1, o mesmo que as “lanternas” na temporada de 2008 (sul-mato-grossense , 103 ou 1,20%, e maranhense, 73 ou 0.75%). Outra decisão da mesma assembléia determinou a antecipação do pleito em dois meses e meio, para 16 de janeiro deste ano.

O novo presidente estará amanhã no programa Linha de Chegada, de Reginaldo Leme, na SporTV. Pinteiro será sabatinado por promotores do automobilismo brasileiro, cujas perguntas foram gravadas previamente pela produção, a cargo de Eduardo Abbas.

Foto Vinícius Nunes

5 COMENTÁRIOS

  1. Senhores,

    Quero mesmo é saber do Sr. Cleyton Pinteiro o que ele fará para salvar a sua “Praça de Esportes” no Municipio do Rio de Janeiro.

    Tenho comigo que o ex-presidente deixou MUITO a desejar neste caso, permitindo o início das obras dentro do complexo do Autódromo de Jacarepaguá. Pelo que me lembro a CBA chegou a entrar na justiça, mas isso não foi o suficiente…

    Por duas vezes enviei a administração anterior (direcionado ao Sr. Scaglione) um email pedindo respostas para 3 ou 4 perguntas que fazia e não tive nem retorno automático (dos emails).

    Farei o mesmo com o novo mandatário e espero ser tratado com mais decência como amante do esporte e cidadão.

    Atenciosamente,

    Marcelo Ferreira – Jacarepaguá – RJ

  2. PAULO LIMA,
    ACHO QUE ISSO QUE ELE FEZ DE TIRAR O ANTONIO DE SOUZA DO ENDURANCE MOSTRA QUE ELE VEIO PARA ENCARAR DE FRENTE OU NÃO?
    QUERO VER A FASP COMO IRÁ SE MANIFESTAR…

  3. Gostaria de fazer uma “ERRATA” em relação ao meu comentário anterior…. Após assistir ao programa linha de chegada com Reginaldo Leme no canal sportv, onde acompanhei uma sabatina com o novo Presidente da CBA, Tive a grata surpresa de saber que faram parte na nova diretoria pessoas “IDONEAS” e ilustres sem falar do grande conhecimento sobre este universo que é a”NAÇÃO AUTOMOBILISTICA” e que é nada mais nada menos que o multi CAMPEÃO INGO HOFFMAN e tambem outro dinossauro do automobilismo nacional e não menos importante PAULÂO GOMES….,tambem esta nesta jornada o melhor presidente de todas as federações de automobilismo do Brasil, SR.RUBENS MAURILIO GATTI, que ingressa como presidente da comissão nacional de KART, com este agregamento de valores e conhecimento… a nova diretoria dá um grande passo na aquisição de um valor a muito escaço na CBA “CREDIBILIDADE” mas confesso ter achado em muitas respostas do nosso novo presidente uma certa divagação em várias das suas intenções de projetos,uma sugestão que gostaria de fazer … e a de que sempre oução oq os pilotos tem a dizer … pois ele tem um conhecimeto prático dos problemas, mas muitas vezes quando sugere uma solução… não lhe é dado ouvidos… isto independente da gategoria.
    sou uma pessoa movida pela esperança,como todo BRASILEIRO o é…
    estarei rezando e torcendo pelo exito desta nova direção…. até pq se isto não acontecer….nós todos é que perdemos, um grande abrç à todos!! PAULO LIMA

  4. Trata-se de um golpe…como estes muito comuns na américa latina praticados por HUGO CHAVES, FIDEL CASTRO etc… com um unico propósito… Interesses pessoais,por dinheiro e poder do antigo e do novo presidente… e para provar isto… e garantir o exito neste ato … manipularam as datas e a forma de votação… me digam que moral tem um cidadão destes para ser presidente… chegando a este posto de forma tão questionavel para não dizer indecente… e como é que um homem deste vai pregar honestidade e transparencia começando um trabalho cujo o qual entra sorrateiro pela porta dos fundos na ponta dos pés p/ que suas vítimas não percebam a sua chegada… mas ao percebe-la… já é tarde nada mais podem fazer! uma vergonha… um fato profundamente lamentavel!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here