helio-castroneves-infineon-2008-dm0904-2A agenda derradeira do julgamento de Hélio Castroneves, sua irmã Katiúcia e do advogado Alan Miller começa a ficar mais clara. Hoje foi o primeiro dos dois dias dedicados aos advogados para suas manifestações finais. Tal expediente está previsto para continuar nesta sexta-feira, sendo muito provável que o horário seja ampliado, a partir das 13h00, visando permitir que o júri possa, enfim, reunir-se.

Como não poderia ser diferente, assemelhando-se em muito às séries policiais que estão em praticamente todos os canais por assinatura no Brasil, ambas as partes trabalharam fortemente no sentido de fincar nas mentes e nos corações dos jurados o que entendem por justiça e verdade, molas-mestras da sociedade que podem estar com ou sem aspas.

O promotor Jered Dwyer e equipe utilizaram todos os argumentos para tentar convencer os jurados da culpabilidade dos réus, numa repetição das teses nas quais estão apoiados desde o início do julgamento, em 2 de março. Para eles, houve fraude, evasão de impostos e conspiração contra os Estados Unidos.

Já o advogado David Garvin, especialista em questões tributárias, somando seus conhecimentos aos de Roy Black e Howard Srebnick desde o início do processo para a defesa dos Castroneves, não deixou por menos. Coube a ele atacar frontalmente as posições da promotoria e apresentar uma detalhado conjunto de fatos que provam não ter havido nem fraude, nem evasão de impostos e muito menos conspiração. Admitiu que possa ter ocorrido algum problema na questão burocrática, mas nunca um crime.

Como essa fase é naturalmente tensa e última chance de convencer as cidadãs e os cidadãos norte-americanos que formam o júri, frases de efeito e até uma certa teatralidade fazem parte do contexto. Mas importa, mesmo, o que vai pela cabeça daquelas 12 pessoas pois, ao final, elas ficarão confinadas em uma sala até que a justiça seja feita, de acordo com seus conceitos e convicções. Amanhã, portanto, será um longo dia. Outro, nessa maratona desumana.

Foto Jim Haines/Serviço de Imprensa Indy Racing League

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here