Caso haja liberação no âmbito do plano estadual de flexibilização da quarentena, é possível considerar a volta das corridas já na segunda quinzena de maio

Por Américo Teixeira Junior

Inicialmente, há etapa da Copa Truck agendada para o dia 31 de maio, em Interlagos – Foto VANDERLEY SOARES/+Brasil (Interlagos, 08.12.2019)

Ainda é apenas uma possibilidade, embora a comunidade do automobilismo esteja ávida para que se torne realidade “ontem”. Existe uma chance de o Autódromo Municipal José Carlos Pace voltar a receber corridas já no mês maio.

É o que se depreende após o governador João Dória lançar hoje (22) o Plano São Paulo, conjunto normas visando a retomada econômica parcial e regionalizada, a partir do dia 11 de maio. Até lá, nada muda. Os 645 municípios continuarão em quarentena até o domingo, 10 de maio.

A volta das atividades não essenciais, interrompidas pela quarentena estadual, não será total. Dependerá da forma como cada município ou região vem lidando com a pandemia. Serão levados em conta, para liberação ou não, dados como evolução dos casos, disponibilidade de leitos hospitalares e capacidade de testes em grande escala. O setor produtivo, principalmente os grandes empregadores, também precisará estar apto a aplicar testes e medidas eficiente de prevenção. Na prática, o estado “reabrirá” aos poucos.

Caso seja classificada como Zona Verde a região de Santo Amaro, onde está localizado o bairro paulistano de Interlagos, é esperada na sequência a liberação do autódromo para corrida. Entretanto, dificilmente será com portões abertos. De todo modo, a atividade esportivo-econômica estaria de volta ao “jogo”. Atualmente, todas as regiões do estado estão divididas entre zonas Vermelha e Amarela.

Ainda no campo das possibilidades, a flexibilização poderia beneficiar o Campeonato Paulista de Automobilismo, a competição de motovelocidade SuperBike e a Copa Truck, cujas datas inicialmente aprovadas pela Secretaria Municipal de Turismo para a segunda quinzena de maio foram, respectivamente, 17, 24 e 31.

Repetimos: ainda é uma possibilidade mas, enfim, há pelo menos uma “luz no fim do túnel”.

Detaque/Capa: DUDA BAIRROS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here