propcar-02Começa a contagem regressiva para a estréia da nova Fórmula 3 Sul-americana, que acontecerá de 5 a 7 de junho no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Sob o comando do empresário Dílson Motta e utilizando os novíssimos chassis Dallara F309, a categoria passa a viver uma nova fase, bem distante no tempo daquela promovida desde 1987 por Antonio de Souza Filho e que já ultrapassou as 300 provas disputadas.

Fazendo parte do pacote técnico, a Pirelli brasileira desenvolveu um composto diferenciado para a categoria em sua classe principal, mais macio do que os utilizados nos modelos F301, que continuarão rodando em nossas pistas, mas na classe Light. Segundo o acordo divulgado, o contrato com a Pirelli vai até 2011 e nesses três anos serão produzidos 2.500 jogos por temporada, incluindo as duas classes.

Já os motores são os mesmos Berta 2.3 F3, de Oreste Berta. Trata-se de um propulsor de 2.300 cc, quatro cilindros e desenvolvido a partir do original Ford Duratec 160 hp. Como resultado do trabalho realizado na sede da Oreste Berta S. A., na Argentina, o Berta 2.3 F3 apresenta uma potência de 250 cv, segundo informações fornecidas pela empresa.

Sempre em rodadas duplas, o calendário do Sul-americano de Fórmula 3, em sua 23ª edição, é o seguinte:

Etapas 01 e 02 – 06 e 07 de junho – Autódromo Internacional Nelson Piquet – Brasília (DF)

Etapa 03 e 04 – 13 e 14 de junho – Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais (PR)

Etapas 05 e 06 – 11 e 12 de julho – Autódromo Internacional Nelson Piquet – Rio de Janeiro (RJ)

Etapas 07 e 08 – 15 e 16 de agosto – Autódromo Municipal José Carlos Pace – São Paulo (SP)

Etapas 09 e 10 – 12 e 13 de setembro – Autódromo de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul (RS)

Etapas 11 e 12 – 19 e 20 de setembro – Autódromo de Buenos Aires – Buenos Aires (ARG)

Etapas 13 e 14 – 03 e 04 de outubro – Circuito de rua – Piriápolis (URU)

Etapas 15 e 16 – 17 e 18 de outubro – Autódromo Municipal José Carlos Pace – São Paulo (SP)

Etapas 17 e 18 – 21 e 22 de novembro – Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais (PR)

Acima, o Dallara F309 sendo montado na oficina da Prop Car Racing, de Dárcio dos Santos (Foto Fórmula 3 Sul-americana)

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here