Truck: Confusão entre Felipe Giaffone e Geraldo Piquet acirra a disputa do título em Brasília

 

Na vitória de Danilo Dirani (70) em Pinhais, confusão entre Geraldo Piquet (3) e Felipe Giaffone (Foto ORLEI SILVA)

***

Por Americo Teixeira Jr. – Em meio à merecida festa de Danilo Dirani e do chefe de equipe Djalma Fogaça, que venceram a etapa de ontem da Fórmula Truck em Pinhais (PR), o acidente envolvendo Felipe Giaffone e Geraldo Piquet deixou marcas que ultrapassaram os limites da pista paranaense.

Tecnicamente falando, o erro foi de Geraldo Piquet, uma vez que não há questão de performance ou estratégica que justifique a ação de um retardatário sobre um dos líderes da prova. Há de se considerar, sem que isso obviamente justique o erro cometido, o nível de tensão do piloto brasiliense, ávido por tentar minimizar uma corrida promissora, mas perdida num acidente na primeira volta. O Diário Motorsport ouviu os dois competidores.

Felipe Giaffone reafirmou sem meias palavras o que denunciou ainda na pista, dando conta de que Geraldo Piquet batera de propósito. “Para minha surpresa, quando saí do caminhão, estava esperando ele (Geraldo Piquet) inventar uma desculpa e foi quando ele falou: ‘Tirei mesmo, você me deu na largada e agora estamos zerados. Vamos decidir em Brasília‘”, disse Giaffone, acrescentando que pessoas ligadas a Piquet reprovaram a atitude. “Todos da Mercedes vieram se desculpar para mim, falando que a equipe estava extremamente chateada com o acontecido e jamais pediu que ele fizesse isto“, registrou o piloto da equipe Volkswagen.

Já Piquet alegou que não afirmou a Giaffone ter batido de propósito, sendo essa uma suposição do piloto paulista. “É lógico que, de cabeça quente, fui tirar satisfação com ele.  Não tinha o por que ele querer defender a posição se eu estava uma volta atrás. Fui tirar satisfação sobre a primeira curva da corrida, onde ele me jogou para fora. Aí ele concluiu que tinha feito de propósito“, explicou Piquet, que adicionou informação para evidenciar sua posição. “Quem quer tirar alguém de uma corrida, fica lento e espera o carro passar para dar a panca e não recupera todas as posições em uma corrida fantástica de superação“, completou.

Confusão na relargada

Felipe Giaffone considera apenas uma desculpa de Geraldo Piquet atribuir falha aos freios (pelo Twitter, classificou-o de cínico), chegando inclusive a pedir vistoria do item no caminhão Mercedes, após a alegação do piloto adversário. “Na relargada, eu freei o caminhão muito antes do normal para ver se ele iria mergulhar e tentar a ultrapassagem. Ele não veio e não olhei mais para o espelho e tomei o ‘pequeno toque’. Os freios não estavam frios, ele apenas não usou“, explicou.

Geraldo Piquet tem outra visão. “Vinha fazendo uma prova de recuperação. A estratégia era retomar a volta perdida. Depois de onze ultrapassagens, na relargada da última bandeira amarela eu era mais rápido que todos. Fiz o movimento para ultrapassá-lo, mas ele (Giaffone) entrou para fazer a curva. Vinha com os freios frios, mais rápido por ter um caminhão 12 litros e, por último, deixei para frear lá dentro … e aconteceu a batida“.

A decisão em Brasília, marcada para o dia 4 de dezembro, terá como base uma pontuação bem apertada. A liderança de Felipe Giaffone não é folgada, pois soma 96 pontos, contra 89 de Geraldo Piquet. Com chances menores, mas igualmente na disputa, estão Valmir Benavides e Wellington Cirino, respectivamente, com 74 e 68 pontos.

4 Comments

  1. Alberto Fernández 12 de novembro de 2011 at 22:12

    Aos responsaveis pela Formula Truck: acompanho a categoria faz muitos anos, tive o privilegio de conhecer pessoalmente Aurelio Batista Felix, estava ao seu lado em Guaporé quando aconteceu a fatalidade. Com relação ao incidente provocado pelo Geraldo Piquet, acho o acontecido uma atitude irresponsavel.

    Obs: Comentário publicado parcialmente.

    Reply
  2. DArtagnan 8 de novembro de 2011 at 16:37

    CUMBO TROCADO NAO DOI………………

    Reply
  3. suelen 8 de novembro de 2011 at 10:30

    Geraldo Piquet vc é um …

    Reply
  4. Ronie 8 de novembro de 2011 at 10:22

    vi apenas alguns vts, mas tenho certeza do seguinte, para nos que estamos de fora, temos uma visão mais real que a dos pilotos.
    Um piloto que por qualquer motivo foi la para o final do grid, e que com isso esta uma volta atras, e vem passando a todos e chega no lider para apenas tirar a sua volta de desvantagem,“ idiota ´´daquele que tenta segurar o retardatário, pois o que ele tem a perder, deixa o cara passar e pronto, e que se o piloto veio para descontar a volta, ele está muuuito rápido,e não adianta que ele vai passar.

    mas quando quem se vai passar o líder do campeonato,(com o qual estou disputando o campeonato) sendo que foi ele que causou o acidente, no qual vc foi para o final do grid, consegue passar a todos, ai não contente com a recuperação do piloto tenta uma manobra que, causa outro acidente………………….. fica difícil acreditar no Giaffone
    pois ele sabia que era muito mais lento que o seu rival e apelou,
    engraçado vi isso na F1 a uma semana, quando o meu ídolo Massa tentou segurar o Hamilton, bobagem ele ia passar, senão naquela curva seria na próxima, idiota ele que fez isso.
    lamento esses fatos.
    abs

    Ronie

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *