O Caminho da Vitória”, pela Editora Gaia, estará nas principais livrarias ainda neste mês de novembro e é boa dica de presente para o Natal

O piloto Helio Castroneves, do Team Penske de IndyCar, lançará no Brasil, entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro, sua autobiografia intitulada “O Caminho da Vitória”. Com cerca de 300 páginas, repleto de fotos históricas e prefácio de Roger Penske, o livro chegará às livrarias brasileiras através da Editora Gaia e as sessões de autógrafos no Brasil ocorrerão nas cidades de São Paulo, Florianópolis e Ribeirão Preto. Trata-se da versão em português da edição original “Victory Road”, lançada em maio de 2010, nos Estados Unidos.

Estreando como escritor, Castroneves não fez um livro simplesmente para contar sobre os feitos nas pistas. Mais do que isso, é um testemunho de dedicação ao esporte, de como enfrentou os obstáculos e as frustrações que surgiram na carreira, da participação decisiva da família no apoio para a realização do seu sonho, de como conseguiu sobreviver aos momentos mais difíceis de sua vida. Sobretudo, é um testemunho de fé e amor.

Dividido em três partes e 16 capítulos, “O Caminho da Vitória” aborda diversos momentos da vida esportiva e pessoal de Helio Castroneves , tais como o início de sua carreira no kart, as dificuldades para passar aos monopostos, os tempos na Europa, a chegada aos Estados Unidos, o ingresso na Indy, o contato com a Fórmula 1, a sua condição de celebridade nos Estados Unidos e, principalmente, traz detalhes sobre o julgamento que enfrentou em 2009, sob acusação de evasão de divisas, no qual ele e sua irmã Katiúcia foram totalmente absolvidos.

Revelações sobre os dias na Corte e os acontecimentos que levaram a esse momento difícil estão em “O Caminho da Vitória”. De grande repercussão na mídia brasileira e mundial, o piloto saiu direto do tribunal, absolvido, para a pista de Long Beach, retomando uma carreira que alguns já julgavam encerrada.

Dentro e fora das pistas

O livro “O Caminho da Vitória” apresenta ao leitor as características bem conhecidas do três vezes vencedor da Indy 500. Com bom humor e emoção, suas páginas não se limitam a detalhar as vitórias do piloto nascido em São Paulo no dia 10 de maio de 1975, mas radicado em Ribeirão Preto desde os dois anos de idade. Pelo contrário, revelam fatos surpreendentes também fora das pistas.

Para realizar essa obra, o piloto do Team Penske de IndyCar foi assessorado pela escritora norte-americana Marissa Matteo, que deu contornos ao texto final, além de organizar apontamentos e colher depoimentos. Mas se engana quem pensa que Castroneves se limitou a contar uma história e esperar, passivamente, o resultado para aprovação. Pelo contrário, armou-se de seu computador portátil para, ele mesmo, registrar passagens que lhe foram caras.

O livro se mostra revelador já em seu início, pois no prefácio Roger Penske conta que já observava as performances de Castroneves, antes mesmo de contratá-lo. Escrito em primeira pessoa, detalha o apoio da família. A tônica desse período foi a descomunal dificuldade em mantê-lo na pista, inclusive com seu pai abrindo mão de parte significativa do patrimônio para que a carreira não fosse interrompida. No momento mais agudo de dificuldades, a palavra mais adequada para definir a situação financeira dos Castroneves era “falência”.

Sobre o novo momento de sua carreira, visto que o foco desde o início havia sido a Fórmula 1, “O Caminho da Vitória” aborda com pormenores a mudança de rumo em direção a Indy e o fato que gerou sua contratação por Roger Penske. Há também importantes revelações sobre a Fórmula 1 e os motivos que o levaram a preferir os Estados Unidos, mesmo tendo surgido oportunidade de realizar o sonho de infância.

Os relatos sobre suas vitórias são vibrantes e emocionantes, principalmente no palco da Indy 500, ponto alto de uma jornada de conquistas que começou bem antes, mais especificamente em 1988, quando obteve sua primeira vitória no Campeonato Paulista de Kart, na cidade de Jaú (SP).

Valores como fé, superação, união familiar e amizade norteiam toda a obra, mas ninguém melhor do que ele, que chegou a sofrer a humilhação de ser algemado como um bandido, para contar as entranhas desse momento traumático, mas que foi logo substituído pela alegria da volta por cima e pelo nascimento da filha Mikaella. Como Castroneves diz no livro, “Deus tem um plano”.

Ficha técnica
Título: O Caminho da Vitória
Autor: Helio Castroneves

Assessoramento literário: Marissa Matteo
Edição: Editora Gaia
Lançamento: 2011
Preço: R$ 48,00

Lançamento São Paulo (SP)

Data: 30 de novembro de 2011
Local: Livraria Cultura: Avenida Paulista, 2.073, Conjunto Nacional – Horário: 18h30 às 21h30

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here