Por Americo Teixeira Jr. – A vitória na Corrida do Milhão da Stock Car, conquistada por Thiago Camilo neste domingo em Interlagos, foi um março para esse piloto paulista e teve dupla importância. A primeira delas, mais prática, consolidou a sua liderança no campeonato brasileiro numa prova muito disputada. A outra, simbólica, coroou um piloto que é acima da média e que se destaca numa categoria com muitos bons pilotos. Claro, há também a questão do prêmio, mas classificá-lo como “o mais novo milionário do automobilismo” é, no mínimo, licença poética.
Está errado quem acha que o piloto da equipe RCM Motorsport acordará amanhã com R$ 1 milhão na conta bancária. Na melhor das hipóteses, o camandado por Rosinei Campos e André Bragantini ficará com metade disso. Tudo depende do acordo entre ele e a equipe, podendo ficar com menos até, mas talvez o suficiente para construir a casa num terreno que comprou recentemente, como manifestado durante a transmissão da TV.
Mas tudo isso está na periferia do que é realmente significativo, que é a combinação entre capacidade técnica e arrojo que Thiago Camilo possui, qualidades que se somam a outra, igualmente importante, a do cidadão fora das pistas. Suas manifestações e ações em episódios recentes do automobilismo brasileiro mostraram que se trata de um profissional preocupado com o todo da sua profissão, não apenas com sua carreira particular.
Apesar dessa condição, o que faz um piloto entrar para a história são suas conquistas. Assim, com 10 vitórias na categoria principal da Stock, igual número de poles e, agora, vencedor da mais badalada corrida da temporada, só falta o título da temporada 2011 para que essa condição tenha a sua melhor tradução. E depois, quem sabe, uma bela carreira internacional.


