Por Americo Teixeira Jr. – O mundo da Fórmula 1 se acostumou com uma imagem absolutamente positiva de Sebastian Vettel. O jovem vencedor – de bem com a vida e dotado de uma salutar disposição em quebrar protocolos – vem sendo o sinônimo de sucesso desde que venceu aquele memorável Grande Prêmio da Itália de 2008, ainda com a ex-Minardi (Toro Rosso).
Só que nesse início de temporada, diferentemente das quatro anteriores vencida por Vettel consecutivamente, as pedras começam a brotar em seu caminho. O RB10 nasceu com problemas, aparentemente porque o tempo dedicado a ele não foi o suficiente. Para piorar, o motor Renault também deu um susto em todo mundo assim que foi para a pista.
A boa performance de Daniel Ricciardo mostrou que o “bicho” não era tão feito quanto se fez supor. Claro que o “pesadelo” se instaurou com a desclassificação do australiano – foi 2º na Austrália – por problemas no “fluxo de combustível” e o abandono de Vettel na quita volta (“unidade de força”).
De todo modo, temos a chance de ver quem é realmente Sebastian Vettel. Será ele o “menino mimado” que vai reclamar de tudo até as tampas, detonando mais ainda o ambiente da equipe, ou o esportista que vai “arregaçar as mangas” e lutar ao lado dos parceiros de longas e vitoriosas datas, contribuindo com suas credenciais para “virar o jogo”?

E só lembrando que o próprio Webber admitiu que em 2009, quando Vettel chegou à equipe, ele pegou alguns acertos do alemão.
Em 2008 Red Bull e Toro Rosso usavam o mesmo carro, porém as atualizações chegavam à equipe principal com 1 GP de antecedência. Resultado? Vettel fez 35 pontos contra 21 de Webber e venceu em Monza sob chuva.
Não tem jeito, caras como Hamilton, Vettel, Alonso e Raikkonen estão um nível acima dos demais.
Diego, Webber foi melhor que Vettel no começo do ano em 2012, mas apenas em classificação. Vettel recuperava aos domingos a diferença e chegaram juntos na pontuação até o meio do ano, mesmo sendo um carro que casava melhor com o estilo de Webber (Vettel entra mais forte na curva, Webber sai mais forte dela). Depois que ele conseguiu enfim acertar para seu estilo, dominou e nadou de braçada até o título, inclusive com corridas épicas em Abu Dhabi e Interlagos.
Em 2010, o pior ano do Vettel, repleto de erros bobos, Webber ficou à sua frente enquanto o carro era disparado o melhor. No fim do ano, a Ferrari lançou a versão B de seu carro e Alonso andava na mesma balada da Red Bull, porém Vettel segurou o rojão. Quem titubeou foi Alonso em Abu Dhabi e Webber nesta corrida e também na Coreia, onde bateu sozinho. Sem esse erro na chuva, ele teria chegado a Abu Dhabi líder do campeonato e seria campeão.
Ninguém sabotou Webber, foi ele quem sempre falhou nos momentos decisivos. E sempre ficou mais de uma posição atrás de Vettel no campeonato, mesmo em anos de foguetes como 2011 e 2013.
Acho estranho alguém levantar uma bola dessas.Garoto mimado da F1 é o Alonso,quê tem apoio incondicional da Ferrari quê dá todo aporte de uma fábrica e engenharia e ele não ganha nada.Em termos de mimados Alonso tá no mesmo nível do Senna,quê era outro chorão também só quê pilotava N vezes melhor quê o Alonso.
Julgam Vettel como se todos os campeonatos que ele já conquistou tenham sido fáceis. Em 2010, ele só liderou o campeonato por uma prova, justamente a última. Em 2012, a temporada se mostrou muito mais difícil do que as pessoas imaginavam, com um carro que tinha a tendência de sair de traseira (coisa que Vettel odeia) que só foi superada depois de metade da temporada, depois de muito trabalho árduo do piloto e seu grupo de engenheiros e mecânicos.
É incrível que as pessoas ainda pensem que ele precisa de um carro “problemático” para mostrar seu valor, já suficientemente testado e comprovado. Porque, se acham que ser campeão dividindo a pista com outros 5 campeões é pouco coisa, só vencendo com Toro Rosso tiraria todas as dúvidas. Ah, lembrei, já venceu em Monza, não?
Não vejo razão para que as pessoas gastem energia, tinta e tempo colocando em dúvida as habilidades do alemão. Como aconteceu agora em Melbourne, parecem torcer para que ele tenha um problema qualquer só para justificar a “farsa” que é o alemão. Ninguém é obrigado a torcer por ele, mas parece que não basta apenas não simpatizar, é preciso também falar mal.
Mas parece que quem menos se importa com isso é ele mesmo. Enquanto estamos discutindo aqui, é bem capaz de que ele esteja em alguma reunião com engenheiros da Red Bull e Renault ou no simulador. Assim se vence campeonatos.
Com 26 anos e 2 títulos Schumacher aceitou o pedido de Todt de não reclamar e nunca deixar público seu descontentamento com o carro e a equipe, por quê Vettel, com quatro títulos ganhos na mesma equipe iria reclamar e detonar, desestabilizando quem lhe deu tudo o que ele tem hoje como piloto?
Acredito no trabalho e esforço do alemão que idolatrava quem reergueu uma equipe. Vettel só tem que retribuir o que recebeu e ajudar na estabilização da Red Bull, pois eles não decaíram, apenas estão se adaptando ao novo regulamento, como todas as equipes.
Acho estranho eesa imagem de garoto mimado superprotegido pela equipe que alguns tem dele,a minha imagem é de alguem estremamente concentrado e pefecinista e sempre trabalhando com a equipe algum outro piloto depois de abandonar a corrida vai até o centro de monitoramento da equipe ver como as coisas estão indo com a equipe? alguns buscam a saida mais proxima,para mim Vettel e Alonso estão um nivel acima dos outros por pensar a corrida como um todo o Haikkonem é desligado de tudo que não seja pilotar,o Hamilton passa a imagem de alguem tentando entender como o carro fuciona e porque seu pneu não dura alem de ser mais vuneravel a problemas pessoais
Embora muita gente ache que não a verdade é que eu acredito que sim, porque apesar das dificuldades que sempre enfrentou sempre teve a equipe ao seu lado, diferente de seu companheiro anterior, que por não ter sido cria do programa de pilotos da Red Bull e por já ser um piloto veterano que não se enquadrava no público-alvo da empresa e era mantido apenas pela conveniência de se ter um piloto experiente para ajudar a desenvolver o carro (tanto que nas temporadas que a RBR começava com problemas o Webber era quem ia melhor nas provas iniciais e Vettel começava a reagir quando os problemas eram sanados). Além do mais, Vettel e Webber não chegaram a brigar feio porque a equipe intervinha e o australiano deu sua resposta ao se retirar do time em um momento em que sua experiência seria importante. Mas o problema maior para o alemão será se a boa atuação do Ricciardo se repetir nas próximas corridas pois irá aumentar ainda mais a pressão, pois diferente do Mark, Daniel é cria da casa assim como Vettel e a equipe (que reclama que os pilotos do seu programa estão abaixo do esperado, não pelo nível dos mesmos, mas pelo nível que eles exigem) não vai querer queimar logo de cara aquele que depois em 9 anos de existência da equipe é apenas o segundo titular do time principal que percorreu todas as etapas do programa.
Bem lembrado o campeonato de 2012 em que o carro tinha limitações e não combinava com seu estilo de pilotaguem,ele trabalhou duro junto a equipe,fez algumas esperiencias até colocar o carro como ele queria e lutar pelo titulo,tambem não entrou em desespero por levar pau do Webber no inicio do campeonato.Como todo campeão ele não entra na pista para fazer numeração mas todos os carros que ele pilotou desde a Toro sempre evoluirão
Não esqueça que em 2012 o início do campeonato também foi difícil para o Vettel. Apenas na segunda metade do campeonato ele passou a dominar as corridas, e mesmo assim teve o GP do Brasil em que ele teve (além de ter tido sorte) que se recuperar durante a corrida após rodar na descida do Lago.
Então, acho que ele deve estar mesmo muito nervoso por ver a chance de não poder disputar mais um título, mas duvido que venha a bancar o menino mimado.
Já mostrou maturidade principalmente ao “reverenciar” o carro e sempre agradecer à toda a equipe.
Abrax !!