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O Diário Motorsport pesquisou e revelou, na última sexta-feira, que uma prova da Fórmula Indy no Brasil custaria em torno de R$ 30 milhões (Indy no Brasil: Negociações ocorrem em Richmond para saber quem vai pagar a conta). Foi, na verdade, uma avaliação modesta, pois as prefeituras de Ribeirão Preto e Campinas, ambas em São Paulo, trabalham com números maiores, na casa dos US$ 21 milhões ou R$ 42 milhões. Levando-se em consideração que a Indy Racing Legue apresenta seus calendários com grande antecedência, alguma solução deverá ser dada nas próximas semanas sobre a possibilidade de a categoria disputar a etapa de abertura de 2010 em terras brasileiras. E, por “solução”, entenda-se algum organismo assumir o investimento e “comprar” a prova.
Por Américo Teixeira Jr.
Olã Américo,
Me perdoe voltar ao tempo e ter ido buscar este seu antigo informe para consolidar minha opiniao e colocar aqui, com sua licenca, o entendimento do Flavio Gomes, la no site dele. A respeito de a corrida dessa mais que decadente categoria norte-americana se realizar em Sao Paulo, diz ele:
”POR QUE ENCHE
SÃO PAULO (principalmente o saco) – Está em destaque hoje no Terra: a prefeitura de São Paulo gastou, no ano passado, RS 1,2 milhão com piscinões — obras que fazem, ou deveriam fazer, parte de uma estratégia global de combate às enchentes, alagamentos, inundações e tudo aquilo que tem feito da cidade uma Veneza brasileira banhada pela merda despejada nos seus rios e córregos.
Com a Indy, essa corrida absurda marcada para daqui a menos de dois meses na Marginal do Tietê, serão pelo menos R$ 12 milhões. E quem vai montar o circuito é a DERSA (eu tinha escrito DER, e peço desculpas pelo erro), que pelo que me consta é uma empresa pública, estadual, que vai deslocar técnicos e funcionários para fazer a pista. Como se as estradas estaduais estivessem às mil maravilhas.
É uma várzea, mesmo.
Autor: Flavio Gomes – Categoria(s): Indy, IRL, ChampCar…
Entao, ficamos assim : a grana para a realizacao dessa prova pelas ruas da capital paulista (ou de qualquer outra cidade brasileira, inclusive Ribeirao Preto…aheuhaeuahe) sempre serã um desperdicio. E o Penske que corra na casa dele.
Gracias, Americo.
Este nicodemo dever ser um tipo de pessoa que só gosta de novela pois não entende nada de corrida. Pois comparar formula yndy com formula 1
Só otario pois mais moderna e competitiva do que yndy só nascar.
E Ribeirão preto ser cidadinha do interior é porque ele deve morar em londres. Pois não saber dá história de ribeirão preto e o que ela representa no mercado finaceiro com á produção de cana de açucar .
Só quem fica vendo novela da globo pra ser assim.
Eu também me sinto ofendido pelas conclusões acima mensionadas, pois o circuito internacional da Indy é sem dúvida alguma um gerador de empregos, serviços, entretenimento com aumento do consumo de diversos tipos de produtos aliados e atraidos por algo novo, dinâmico e despretencioso. Gerador de uma nova fonte de arrecação, de destino turístico fora das férias, o que impulsiona diversos setores sociais.
Com essa arrecadação, orgãos públicos também se abastecem e destinam as verbas para sua necessidades. Acredito que a escolha dos dirigentes internacionais seja para a cidade do Rio de Janeiro que conta com tradição de disputas automobilísticas, logística de grandes eventos, espaço físico ímpar (circuito de rua no aterro do flamengo), operacionalização e promoção de eventos através de profissionais e promotores experientes em corridas e diversas atividades promocionais.
Da mesma forma que o Red Bull Air Race que somente é realizado nas cidades mais importantes do mundo e que conta com a participação dos maiores pilotos do universo com o maior nível técnico alcançado, o Rio de Janeiro não poderia estar de fora. Não é a toa que o seu título é de “Cidade Maravilhosa”. A cada novo evento que é realizado no Rio, estimulos de civilidade e de sociabilidade são sentidos e cada vez mais a população agradece.
INDY RIO 2010 – Go For It!
Olá Ilmo Américo.
Venho respeitosamente demonstrar minha indignação, com relação à algumas opiniões acima citadas.
Opiniões que demonstram, claramente, total desinteresse ao esporte e ao lazer coletivo.
A vinda da Etapa da Fórmula Indy para o Brasil, com certeza irá gerar renda, empregos temporários e lazer para aqueles que de certa forma amam e prstigiam qualquer tipo de esporte, principalmente o automobilístico no país.
As más críticas com relação à esse assunto, evidentemente demonstram envolvimento político. Visto que utilizar o dinheiro público em prol do esporte/lazer (Fórmula Indy) ao invés de construir Hospitais e Escolas fosse essa a solução de problemas sociais que assolam nosso país à anos.
Portanto, proporcionar à sociedade o bem coletivo: isso sim é importante.
Só queria enfatizar o que disse um leitor aí. Ribeirão Preto, para o pessoal do Rio de Janeiro, principalmente, não tem nada, nenhuma cidade, nem a capital que se pareça com aquela ‘cidade do interior de São Paulo’. Minha nossa quanta ignorância. Se andassem pelas estradas de Ribeirão iriam ver e saber o que é riqueza!!! Atenção, não sou de São Paulo, sou do Rio. Torceria para que a F-INDY pudesse mesmo ficar no Rio de Janeiro e ocorrer no Aterro. Certo que concordo que deve ser bancada com investimentos privados mas o empresariado carioca dormindo na FIRJAN tem mais o que fazer com o dinheiros tisc tisc. Tristeza.
Caro Américo, me corrija se eu estiver errado:
Não foi na gestão do Paulo Scaglione que a F-Renault tentou fazer uma corrida no Aterro, o que foi vetado pela entidade pelo fato da cidade possuir um autódromo plenamente funcional?
Outra coisa:
Quem vai inspecionar a construção e colocação dos dispositivos de segurança? A CBA? Isso vai contrariar o que foi feito no passado.
O certo seria recuperar o Oval, ele está lá, só precisa construir o acesso da Arena Sem Uso de forma a não inteferir com a pista.
Acho que você lembra bem como foi a reunião da RSP na época, um dizia túnel e outro dizia ponte, mas acho que uma ponte de de concreto bem feita resolve o problema, o negócio é eles aceitarem fazer.
Em suma, tá todo mundo deslumbradinho com essa idéia mas ela é impraticável, é melhor recuperar Jacarepaguá para fazer essa corrida.
Os caras poderiam fazer uma corrida da Stock uma semana antes, ou uma semana depois, porque ai enche os hoteis novamente,movimenta a cidade mais ainda…resta saber se a Globo deixara….
e poderiam tambem fazer a Porsche Cup ou Gt3 como preliminar ne…
Olá Anderson,
Poxa, me referi à Ribeirão Preto de maneira pejorativa. Não era isso que eu pretendia. Que eu seja desculpado. Apenas quis colocar que uma corrida como essa que bate agora à nossa porta trazendo um custo orcado de U$ 20 milhões, deveria mesmo era ser realizada em grandes cidades, onde a pobre populacão não esteja carente em sua saúde, em sua educacão ou em sua seguranca. E, como é sabido que aqui em nosso país não há nem pequenas e nem grandes cidades assim e que não “sofram” com tais problemas sociais por falta de investimentos, mantenho minha opinião à respeito de a decadente Fórmula Indy ser afastada daqui. É muito dinheiro. A categoria não vale! Aliás, qual é a mísera monomarca que vale alguma coisa?
Obs- Amigo Anderson, lembre-se que tudo isso é apenas uma opinião. De repente vai que estou errado? … Mas não estou….ahauahua…abracos.
olá pessoal
meu recado e para o Nicodemo
eu nao sei de que cidade voce é, mas ribeirão preto nao é só uma pequena cidade paulista, é a 4 maior cidade do estado de sao paulo com aproximadamente 650,000 habitantes e torço para que de certo a realização desse evento no interior paulista, grande produtor do etanol, trazendo grande retorno financeiro com certeza e dou os parabens para a prefeita Darcy Vera lutar para a realização da formula indy.
Oi Américo,
Se o retorno financeiro é mesmo o que falam, a realização desse evento é importante. Precisamos ver se esse retorno não se perderá pelos “senados da vida”.
Bjs Helô
Corrigindo não é o américo e sim o nicodemos o, zé mané
Esse américo é um zé mané, a cidade pode ser pequena, mais aqui tem dinheiro , aqui está o carro mais caro do Brasil, de R$ 2.500,000,00(dois miulhões e quinhentos mil reais)voce não deve saber o que é isto. pode ter muito a fazer, mais já somos a maior cidade brasileira com 99,99% do esgoto tratado o retorno financeiro seria muito grande, segundo estudos, cerca de 75 milhões. Que venha a formula indy
Com certeza esta prova acontece Américo, pode crer. Por ser comercialmente viável a imagem do Etanol Brasileiro no exterior. esta prova sai sim!
Antes de continuarmos com essa história de a Indy voltar para o Brasil, que tal dar uma olhadinha no último índice de corrupção mundial (o Brasil é um dos mais corruptos) antes de se pensar em algum evento bancado pelo poder público, que deveria, mas não faz, cuidar da saúde, educação e segurança da população que paga os impostos. Gostar de corrida gostamos, mas nenhum chefe de família, em sã consciência, pode ter uma Ferrari na garagem e deixar os filhos sem comida no prato.
Milton Alves
Olá Américo,
Confesso que estou mesmo torcendo muito para que essa corrida NAO seja realizada. Estou certo que essa prefeita da pequena cidade pauista terá clareza suficiente para lembrar-se que em seu municipio (e em outros do país) há carencia de escolas e hospitais. Certamente a grana seria bem melhor empregada ao suprir essas necessidades do povo, do que ser aplicada em uma categoria mais que decadente e que nenhuma vantagem trará para o automobismo nacional.
Aliás, é tanta grana que melhor seria mandar essas cerca de 10.000 pessoas irem assistir uma prova dessa pobre categoria ao vivo lá em Miami.Deve sair mais barato.
Abracos, amigo Américo.
A leitura que se pode fazer disso tudo, é que os detentores dos direitos dessa categoria para o Brasil são, no mínimo, irresponsáveis, pois a cada ano escuta-se a mesma história. Vai ser no Rio, em Recife, Salvador, Campinas, Ribeirão Preto, agora é certeza, está confirmado! E nunca acontece. A única pessoa que realmente bancou a Indy no Brasil chama-se Jorge Cintra, que trouxe a Cart para o Rio de Janeiro nos anos 90, inclusive, construindo um oval em Jacarepaguá, contra a vontade dos promotores da F1. Depois dele, só vejo gente que joga factóides para o alto mas não coloca um centavo em risco para trazer o evento. Brincar através da imprensa, para ver se aparece alguém que pague a conta é fácil, é a mesma história das dezenas de autódromos novos que serão construídos no Brasil e dados como certos. Não vi nenhum até hoje, assim como não vi, e pelo jeito não veremos Indy no Brasil tão cedo. Está na hora da Band e dos detentores desses direitos saírem a campo para vender o evento, mas isso dá trabalho. É mais fácil esperar por uma verba governamental, como faz usualmente o pessoal do COB. Mãos à obra gente, do céu não vai cair.
Caraca, quanta grana?