Por Americo Teixeira Jr. – Felipe Massa virou saco de pancada. Como único brasileiro correndo atualmente na Fórmula 1, o piloto da Williams já há muito não é o alvo apenas de críticas pontuais, mas de todo um “sentimento de frustração”, como se não houvesse coisa mais importante para realmente se indignar.
Emerson, Nelson e Ayrton ajudaram a criar uma imagem especialíssima da Fórmula 1 junto aos brasileiros. Só que a Fórmula 1 não é tudo isso e aquela época passou. Não adianta cobrar Felipe Massa com as mesmas expectativas do século passado. Um piloto de Fórmula 1 precisa ser entendido na sua dimensão correta. Ele é um esportista e ponto. Nada de herói nacional, representante de uma nação, porta-voz do orgulho de um povo e outras bobagens.
Nas verdade, seria importante que essa legião indignada – que destila veneno com uma facilidade enorme – dedicasse sua energia crítica e participativa para coisas realmente fundamentais. A eleição presidencial está aí e pode ser um bom exercício. E deixe o pai do Felipinho trabalhar em paz.
OLA, REALMENTE MUITAS PESSOAS CRITICAM MASSA GRATUITAMENTE, EMBORA A GLOBO SEJA CULPADA POIS ELA NOTADAMENTE PROCURA ENALTECER O PATRIOTISMO NA FIGURA DOS BRASILEIROS, CONTUDO ISSO NÃO E EXCLUSIVO DA F1, A FINDY TAMBEM SE ENALTECE KANAAN OU HELIO DO BRASIL, PARECE QUE PARA ELEVAR OS INDICES DE AUDIENCIA TEM QUE SER BRASILEIRO. O IDEAL SERIA TRATAR MASSA, HELIO R TONY COMO PILOTOS COMO QUALQUER OUTRO, MAS TORCENDO DE MANEIRA MODERADA, NÃO HA NENHUM MAL MASSA TER SIDO PIOR QUE BOTTAS EM ALGUMAS PROVAS, O QUE NÃO E ADMISSIVEL E SEMPRE DIZER QUE E AZAR OU QUE E UMA PENA MASSA NAO CONSEGUIR O QUE BOTTAS CONSEGUIU. NA INDY O LOCUTOR QUE ESTA NO LUGAR DO TEO JOSE SEMPRE FAZ QUESTAO DE GRITAR BRASIL QUANDO FALA DO TONY OU HELIO, SOCORRO, TRAGAM O CELSO MIRANDA PARA NARRAR A INDY!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Americo, antes de mais nada um grande abraço, saudade do amigo.
Perfeitas suas palavras, como sempre muito coerente e preciso nas colocações.
As agressões baratas e descabidas ao Massa, Barrichello, Emerson, quando de Copersucar, partem sempre dos ditos entendidos no assunto, jornalistas “especializados”, blogueiros, colunistas que não entendem absolutamente nada de pilotagem, sendo mais grosseiro; não entendem porra nenhuma, pois nunca puseram a bunda num carro de corrida em competição valida, acirrada.
Por conta desses recalcados é que temos esse festival de chacotas, quando na realidade deveriam observar e analisar melhor a situação como você fez com maestria.g
Você como sempre um mestre na arte de escrever! Sou seu fá, grande abraço
Eduardo Homem de Mello
Você que é o CARA, Edu. Forte abraço e obrigado, querido amigo campeão mundial!
Americo
Massa não é o primeiro, mas talvez seja o último brasileiro a virar saco de pancadas na F1.
Com a morte do Senna, o Rubinho foi encarregado pela imprensa de ser o brasileiro campeão na F1. Não atingiu a (altíssima) expectativa e apanhou muito também.
A diferença é que está cada vez mais difícil ter brasileiros no esporte, e agora só o Massa que carrega esta responsabilidade
Numa atividade com um nível de competitividade e agressividade altíssima como é o automobilismo de competição, é de se esperar uma postura mais atuante desse piloto (e não atleta)protagonista desta vitrininha global.
É um desrespeito a caras que ralaram muito nesta atividade, diferentemente desta postura modorrenta deste camarada. Parece que a mediocridade esportiva tem caracterizado esses nossos compatriotas(que tem exemplos, como dito, de alto nível)cujo destino poderia ser a sua própria casa.
não tenho
O que você não tem, Rui?
Americo