É naquela linha, no oval de Fontana, onde o campeão de 2014 deverá mesmo ser conhecido no dia 30 de agosto (Foto Chris Jones/IndyCar)
É naquela linha, no oval de Fontana, onde o campeão de 2014 deverá mesmo ser conhecido no dia 30 de agosto (Foto Chris Jones/IndyCar)

 

Por Americo Teixeira Jr. – De um lado, a competitividade da categoria produzindo uma diversificada lista de vencedores. De outro, a disponibilidade de uma ampla tabela de pontos. O resultado disso tudo é que, faltando três corridas para o encerramento da edição 2014 do Verizon IndyCar Series, nada menos do que 12 pilotos – de cinco equipes diferentes – estão aptos para lutar pelos 212 pontos ainda em jogo e buscar o título.

Milwaukee (17), Sonoma (24) e Fontana (30) fecharão o mês decisivo de agosto distribuindo, igualmente, até quatro pontos de bonificação por prova. Esse plus é atribuído na base de um ponto para o pole position e outro para quem liderar pelo menos uma volta. Já o detentor do maior número de voltas em 1º lugar ganha dois pontos. Só no item “bonificação” há 12 pontos disponíveis.

Já na pontuação principal, o vencedor no oval de Wisconsin levará 50 pontos, o mesmo que será contabilizado para o P1 no misto californiano. Já a etapa de encerramento no Auto Clube Speedway, por ser uma prova de 500 milhas em circuito oval, terá pontuação dobrada. Igual critério foi usado em Indianapolis e Pocono.

A liderança de Will Power e os quatro pontos de desvantagem de Helio Castroneves como vice-líder, na prática, colocam os pilotos do Team Penske praticamente em condição de empate. Mas diferentemente de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, que só precisam se preocupar um com o outro na disputa da Fórmula 1, os comandados por Roger Penske têm de encarar uma bela lista de concorrentes formada, pela ordem, por Ryan Hunter-Reay, Simon Pagenaud, Juan Pablo Montoya, Scott Dixon, Carlos Munhoz, Sebastien Bourdais, Tony Kanaan, Marco Andretti, Ryan Briscoe e James Hinchcliffe.

Claro que a matemática terá de ser muito pródiga para quase metade desse grupo para que tenha êxito, mas uma decisão de alto nível está garantida e é bem possível que o campeão da temporada só seja conhecido, mesmo, na bandeira quadriculada em Fontana. Clique aqui e veja a classificação completa do campeonato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here