sexta-feira, março 29, 2024

Piloto brasileiro João Vieira permanecerá na F4 Italiana em 2016

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Joao Vieira pilotará novamente para a equipe italiana Antonelli Motorsport no Italian F4 Championship (Foto F4 Media)
Joao Vieira pilotará novamente para a equipe italiana Antonelli Motorsport no Italian F4 Championship (Foto F4 Media)

Por Américo Teixeira Junior – O piloto João Vieira, de 18 anos, renovou com a Antonelli Motorsport, equipe que defendeu em 2014 e 2015, para continuar no Italian Formula 4 Championship Powered by Abarth. A manutenção desta parceria colocou fim a um período de muita agitação para João Vieira e seu grupo de apoio, uma vez que era necessário decidir o quanto antes entre as alternativas que se apresentavam para o prosseguimento de sua carreira na Europa. Embora tenham sido avaliados positivamente os testes com o carro do Eurocup Fórmula Renault da JD Motorsports, um acordo ainda não havia sido fechado em razão da falta de patrocínio.

Mas se o quadro no final de janeiro era de preocupação, a solução veio na proposta da Antonelli Motorsport. Sob a direção de Marco Antonelli, a equipe passou por uma reengenharia administrativa, de modo a permitir um novo equilíbrio dos recursos técnicos e humanos entre a Fórmula 4 e os demais campeonatos nos quais a Antonelli compete.

A valorização da Fórmula 4 dentro do time permitiu que Antonelli inscrevesse quatro carros para a temporada 2016. Aproveitando-se do fato de não ter havido uma definição sobre o futuro de João Vieira até o final de janeiro, Marco foi até a cidade de Forli, onde reside o brasileiro na Itália, para fazer uma proposta.

Na ocasião, em encontro do qual participou o manager Giovanni Minardi, foi apresentado o novo planejamento da equipe, incluindo um vasto programa de testes, com início marcado já para a segunda metade de fevereiro. Marco Minardi também ofereceu um budget mais reduzido e um prazo de pagamento elástico. Para tanto, baseou-se o chefe de equipe na confiança adquirida nos seus representantes. Nos dois anos de trabalho conjunto, nunca houve quebra da palavra empenhada e falha dos pagamentos assumidos por Antônio Vieira (pai do piloto) e Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhã e representante do Brasil na Comissão de Kart da FIA.

Eu não tinha como recusar o que o Marco ofereceu porque, pela primeira vez, vou entrar no campeonato com uma pré-temporada realizada e dentro de um projeto de título”, afirmou João, recordando que nas duas temporadas anteriores não pôde treinar por falta de recursos, sempre tendo de realizar todo o trabalho de aprendizado em plena corrida. “É claro que não vou receber para correr, mas terei de levar muito menos dinheiro do que o ano passado e vou correr em melhores condições”, completou. O acordo com a Antonelli, porém, não encerra a busca de patrocinadoires, mas o quadro agora é outro.

A gente não pode ter ilusões, ninguém corre sem patrocínio ou sem colocar dinheiro do bolso. Como nós não temos, o negócio é continuar batalhando”, disse o pai Antonio Vieira. “Mas agora o importante é que o João terá melhores condições para mostrar o seu talento. Uma coisa é você ter de buscar mais de R$ 2 milhões, como era o caso da Fórmula Renault. Outra é correr atrás de R$ 1 milhão e sabendo que o João vai correr com chance de ser campeão”, anima-se o empresário.

 

 

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