Diversas categorias adiaram eventos de março para abril

Por Américo Teixeira Junior

A partir de R$ 10/mês, você pode colaborar com o Diário Motorsport independente e investigativo CLIQUE AQUI E PARTICIPE!

O trágico cenário brasileiro, traduzido por 292.757 mortes pela Covid-19 até agora*, não permitiu sair do papel o calendário brasileiro do automobilismo. “Cancelar” e “adiar” são os verbos do momento, sem que haja certeza sobre quando, de fato, os competidores estarão nas pistas.

O único campeonato brasileiro que conseguiu competir em 2021 foi a Turismo Nacional, ainda que fechando o calendário do ano passado, em Goiânia, de 19 a 21 de fevereiro. Na programação 2021, a capital de Goiás abrirá a competição nos dias 24 e 25 de abril. Pelo menos por enquanto, o promotor Angelo Corrêa, dentre os dirigentes das principais categorias, não teve ainda de adiar eventos. O mesmo pode ser dito em relação a Carlos Col, que desde o início programou a Copa Truck, da Associação Nacional de Equipes de Truck (ANET), para começar no próximo mês.

Entretanto, essa espécie de “alívio” foi apenas parcial. Sua empresa, a Mais Brasil, realiza o evento conjunto entre os pesados e a HB20 na maior parte das datas. Apesar disso, a categoria liderada por Daniel Kelemen programou correr nos dias 13 e 14 de março no Velocittà, autódromo localizado no município paulista de Mogi-Guaçu. Mas precisou adiar o start para aquela que seria a segunda etapa, de 9 a 11 de abril, no Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais, PR). O mesmo ocorreu com a Sprint Race, categoria regional, de Thiago Marques, que participa da mesma programação com HB20 e Copa Truck.

O Brasileiro de Endurance, que teria início em abril, transferiu sua primeira etapa para maio – Foto Bruno Terena (Pinhais, PR, 28.11.2020)

As restrições impostas pelo governo do estado impediram que a Porsche Cup tivesse sua primeira rodada em Interlagos, no dia 20. O adiamento exigirá uma dada substitutiva, mas ainda não divulgada. Também em Pinhais, a categoria de Dener Pires tem agendada a data de 17 de abril, que ganha ares de première.

Agora comandada pelo CEO Fernando Julianelli, a Vicar adiou a rodada que realizaria no último final de semana de março no Velopark (Nova Santa Rita, RS). Dessa maneira, os pilotos da Stock Car e Stock Light já sabem que a temporada começará em Londrina, nos dias 24 e 25 de abril.

O Brasileiro de Endurance adotou outra estratégia e empurrou seu início mais para a frente. Ao invés de correr em Interlagos no dia 3 de abril, o certame comandado pelo presidente da Associação de Pilotos de Endurance, Henrique Assunção, passou para 1 de maio, em Goiânia.

Enquanto está tudo certo no papel, é ato de ousadia apostar todos os centavos na realização das corridas em abril e maio. Indicativos sequer apontam para uma aceleração mais lenta da tragédia mundial que, aqui, segue estupidamente potencializada.

*Dados da Johns Hopkins University em 20.03.2021, às 20:27, no horário de Brasília


Capa/Destaque: Porsche Cup – Foto Luca Bassani (Interlagos, SP, 05.12.2020)

Acompanhe o Diário Motorsport no Youtube Twitter  Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here